16º Acampamento Mundial de Escuteiros principiou oficialmente nesta quarta-feira em Cortegaça
31 de Julho, 2025De 30 de julho a 3 de agosto de 2025, a vila de Cortegaça, no concelho de Ovar, recebe o 16.º World Scout Moot, também conhecido como Acampamento Mundial de Escuteiros. O evento, destinado a jovens adultos entre os 18 e 25 anos, terá a presença de cerca de 7.500 a 10.000 participantes oriundos de mais de 80 ou até 100 países. É a primeira vez que Portugal acolhe este evento, o qual acontece no concelho de Ovar.
A iniciativa começou oficialmente em Lisboa, com uma sessão introdutória no Parque Tejo, antes dos escuteiros partirem em rotas por todo o país entre 25 e 29 de julho. A partir do dia 30, eles estão a reunir-se no “Main Camp” em Cortegaça — localizado no Centro Escutista do Buçaquinho e área envolvente — para viverem uma série de atividades conjuntas. E será assim até dia 3 de Agosto.
A Cerimónia Oficial de Abertura decorreu no final de tarde desta passada quarta-feira, dia 30 de Julho, na Avenida da Nossa Senhora da Nazaré, em Cortegaça, onde foi consubstanciado um palco e toda uma logística capaz de albergar milhares de escuteiros oriundos de mais de cem países. Na verdade, assistimos a um desfile de inúmeras bandeiras e rapidamente constatámos a presença de escuteiros argentinos, brasileiros, chilenos, ingleses, portugueses, espanhóis, italianos, franceses, australianos, indonésios, coreanos, sauditas, angolanos, cabo-verdianos, norte-americanos, etc.
Durante a cerimónia em questão, houve muita animação musical que fez com que os jovens pudessem divertir-se com a interpretação em palco de temas marcantes do rock e do pop internacional. No entanto, também houve discursos da parte dos responsáveis do evento, os quais transmitiram diversas mensagens inspiradoras. Num primeiro plano, apelou-se à defesa do meio-ambiente e da natureza, num mundo marcado pelas alterações climáticas. Depois, foi feito um apelo à paz no mundo, com a mensagem de que “se é possível tanta gente de diferentes culturas se encontrar ali naquela avenida em paz e a conviver saudavelmente, então não será difícil acabar com os conflitos inúteis que deflagram no planeta”. E por fim, valorizou-se o potencial dos jovens que serão os “adultos do amanhã”, mas que já podem marcar a diferença nos dias de hoje.
A multiculturalidade apoderou-se assim de Cortegaça, promovendo-se assim a partilha de várias visões, experiências e memórias que serão enriquecedoras para estes jovens, entre os 18 e os 25 anos, que viverão uma aventura fantástica.
Atividades e envolvimento local
Entre os dias 30 de julho e 3 de agosto, os participantes irão participar em caminhadas, workshops, debates, ações de voluntariado, atividades ao ar livre e visitas culturais nas zonas de Ovar, Esmoriz, Cortegaça e nas praias próximas. O evento assumiu como lema “Engage with us, Engage with Portugal”, refletindo o espírito de intercâmbio, liderança, inclusão e cidadania promovido pelo escutismo.
ACAREG: escutismo regional ganhará também projeção
Imediatamente após o Moot, decorrerá no mesmo local o 28.º ACAREG – Acampamento Regional do Porto, entre 5 e 10 de agosto de 2025. Este acampamento, maioritariamente composto por escuteiros portugueses com idades até 22 anos, reunirá cerca de 5.000 participantes oriundos de agrupamentos de toda a Diocese do Porto, celebrando o centenário da região escutista portuense.
Por estes dias, o concelho de Ovar será o epicentro do escutismo nacional e mundial.




