2021 – Um exercício de futurologia para Esmoriz

1 de Janeiro, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

O ano de 2020 já lá vai e não deixará saudades a ninguém, tendo em conta o impacto horrendo da pandemia da COVID-19 nas vidas de todos os cidadãos.

Mas 2020 não se despediu sem arranjar uma vacina para resolver o problema que tem vindo até então a condicionar o mundo inteiro.

Em 2021, a disseminação da vacina permitirá o retomar gradual da normalidade num prazo de seis ou sete meses. Os especialistas acreditam que, até ao Outono, os portugueses que quiserem vacinar-se, já estarão então vacinados. Isto permitirá a revitalização, também ela gradual, do comércio e da economia locais e nacionais. Para muitas casas em Esmoriz, aguarda-se uma recuperação ao nível da receita, enquanto que, para outras, a retoma será muito mais lenta e paciente.

Acreditamos que, com a limitação futura do número de casos de infecção na comunidade, a Unidade de Saúde Familiar da Barrinha acabará por proporcionar um atendimento regular, embora ainda condicionado por algum tempo.

O ano de 2021 será igualmente marcado pelas eleições autárquicas e teremos inevitavelmente um novo presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, dado que António Bebiano encerra o seu ciclo por ter atingido já o limite de mandatos (três) permitidos por lei. Prevê-se assim um debate interessante de ideias entre os futuros candidatos, e claro a campanha irá para a rua, à semelhança das eleições anteriores. Antes disso, teremos muito em breve as eleições presidenciais, embora estas sejam determinantes no panorama nacional.

No campo do associativismo, e na componente social, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, a Comissão Social de Freguesia e as IPSS’s da cidade (Centro Comunitário de Esmoriz, Centro de Assistência Social de Esmoriz e Mutualidade de Santa Maria) irão continuar a fazer a diferença ajudando as famílias mais vulneráveis ou aquelas que necessitem de auxílio imediato. Na vertente desportiva, mais concretamente no futebol, o Sporting Clube de Esmoriz irá travar um interessante duelo com o Fiães SC e o Canedo FC de forma a tentar qualificar-se para o playoff do apuramento do campeão da Divisão de Elite de Aveiro. No voleibol, o Esmoriz Ginásio Clube terá um resto de temporada bem mais tranquilo visto que já se qualificou para a Série dos Primeiros do Campeonato Nacional, mas o objectivo sonante de voltar (tal como acontecera num passado não muito distante) a terminar a época numa das primeiras cinco posições é certamente algo que orgulhará todos os esmorizenses. Na cultura, o Grupo de Teatro Renascer, o Imaginar do Gigante e os Arautos pretendem regressar, em breve, aos palcos, voltando a alimentar a alma colectiva de todos aqueles que adoram os pergaminhos da representação.

Ao nível dos projectos urbanos, a cidade espera pela luz verde para a concretização da requalificação da Escola Secundária de Esmoriz e do Esmoriztur. Também a reabilitação da Frente de Mar de Esmoriz é algo que promete cativar a atenção da comunidade.

Por outras palavras, 2021 promete ser um ano diferente com a tendência de se registarem algumas melhorias. Não será ainda um ano perfeito porque o primeiro semestre será condicionado, mas a comunidade de Esmoriz é milenar e, por inerência, resiliente. A existência desta terra remonta ao século IX d. C. (primeira referência documental conhecida), e não há dúvidas entre os anciões da cidade, voltaremos a ser bem mais-sucedidos em mais um ano, aconteça o que acontecer!

Direitos de Imagem de Destaque: Canal 11