#3 – Portugueses pelo Mundo- Joana Resende

20 de Novembro, 2020 0 Por Fátima Rocha

Aos 19 anos, Joana Resende, jogadora de andebol (lateral-esquerda), é uma das mais promissoras atletas do andebol nacional.

Iniciou a sua carreira em 2008 no Clube Andebol Leça -clube oriundo de Leça da Palmeira -, onde fez grande parte da sua formação. Em 2015 foi chamada à seleção nacional de Andebol de Praia.

Na época relativa a 2017/18, Joana Resende integrou o plantel de um dos clubes históricos do andebol feminino, o Colégio de Gaia,(atual clube da sua irmã, Patrícia Resende que ocupa a posição de ponta), onde ficou por 2 temporadas, somando 198 golos, ajudando o clube na conquista da Dobradinha (Campeonato Nacional da 1ª Divisão e da Taça de Portugal).

Nessa mesma época, foi considerada a melhor marcadora do Europeu Sub-19 Feminino, com 55 golos, disputado na Hungria, recebendo o prémio de melhor marcadora da prova.

Em 2019/20, foi contratada para o Sport Lisboa Benfica, onde se estreou na equipa sénior onde conquistou 60 golos de águia ao peito em 16 jogos. Num clube onde esteve apenas 1 temporada, mas foi o suficiente para provar todo o seu talento que lhe corria nas veias e foram todas as especificidades da lateral esquerda, que chamou a atenção do treinador do Paris 92, , equipa que, antes da paragem provocada pela COVID-19, se encontrava na 5.ª posição da Primeira Divisão do andebol feminino em França.

Ao querer ser melhor e alcançar maiores feitos do que o pai, Carlos Resende, um lateral-esquerdo de eleição, que para muitos considerado o melhor jogador português de sempre, percebe-se que Joana é uma jovem lutadora e determinada. Uma grande ambição da jovem lateral é pisar os melhores palcos internacionais e nas melhores competições. No que toca à presente época ao serviço do Paris 92, Joana Resende pretende ajudar a equipa e fazer o melhor resultado possível, que será acima do quinto lugar do ano passado, depois estar bem na Taça de França e também nas competições europeias, onde irão jogar a Liga Europeia.

Créditos : Joana Resende #13