37 Velas Sopradas pela Rádio Voz de Esmoriz
29 de Março, 2024A Rádio Voz de Esmoriz (93.1 FM) celebra no dia 29 de Março o seu aniversário, coincidindo propositadamente com a elevação de Esmoriz a vila (facto ocorrido a 29 de Março de 1955).
Hoje a rádio contabiliza 37 anos de existência (1987-2024), marco que é sempre motivo de orgulho. Ao longo da sua história, a rádio tornou-se numa referência informativa da Região Centro, divulgando os noticiários locais e regionais, a música portuguesa e entrevistando dirigentes associativos, responsáveis políticos, personalidades da esfera da cultura, etc.
Somos ainda a companhia de inúmeros ouvintes dos concelhos de Ovar, Santa Maria da Feira, Espinho, Vila Nova de Gaia e Murtosa, sem esquecer aqueles que nos ouvem a partir do estrangeiro (estes seguem-nos pela via online).
Nos últimos anos, a actual direcção apostou na instalação de uma torre de emissão (em parceria com o executivo anterior), de um novo emissor moderno, webcams e procedeu à criação de uma verdadeira sala técnica. Mas há o sonho de se fazer mais até 2025. O legado de Orlando Santos que hoje também merece ser recordado deve inspirar-nos à inovação e ao sentido de exigência perante as comunidades da região.
Aproveitamos igualmente por estender o nosso reconhecimento a todos os colaboradores, actuais e do passado, que ajudaram a construir esta casa até hoje, contribuindo para o seu crescimento. Aliás, é de enaltecer o papel de todos os locutores que sempre dinamizaram a nossa rádio ao longo dos tempos. Aliás, a menção ao trabalho deles surge mencionado neste site.
Na verdade, eles também estão todos de parabéns porque dão voz à nossa rádio. Agradecemos todo o seu empenho incondicional e genuíno.
Também agradecemos a todos os associados, patrocinadores e parceiros institucionais que nos apoiam, e por fim, também aos ouvintes que nos seguem.
Hoje, as celebrações do 37º aniversário ficarão marcadas por dois momentos – a entrevista que será realizada a José Alberto Reis, um dos mais conceituados músicos portugueses com carreira consagrada, entre as 12 e as 14 horas na rádio Voz de Esmoriz, e a inauguração da exposição que reúne as fotografias da segunda edição do Concurso “Esmoriz aos Teus Olhos”, nas 21:30, no átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz.
Muitos parabéns à Rádio Voz de Esmoriz!
Um pouco da história
No dia 29 de Março de 1987, um homem chamado Orlando Soares dos Santos, juntamente com outros colaboradores incansáveis, decidiu potenciar o legado de Alexandre Castro Soares (então fundador do Jornal A Voz de Esmoriz em 1956) e acabou por fundar assim a Rádio Voz de Esmoriz. Naquele dia histórico, celebrava-se o 32º aniversário da elevação de Esmoriz a vila. Pouco passaria das 12 horas, quando José Guedes da Costa, na altura Presidente da Câmara Municipal de Ovar, decidiu premir o botão mágico que lançou para o ar a emissão da nova rádio. Na noite desse dia simbólico, decorreria um grande espectáculo que juntou todas as colectividades locais no Cineteatro Esmoriztur, acontecimento que seria transmitido ou difundido, em dia de estreia, pela rádio Voz de Esmoriz.
Aquando da sua inauguração, a rádio contava com equipamentos do “último grito”. Dentro deste contexto, destacaram-se os pratos dotados de um travão, uma excelente mesa de mistura, um emissor principal de potência elevada (alguns cidadãos afirmaram inclusivamente que a nossa rádio se fazia ouvir até Braga!), uma vasta gama de microfones e auscultadores, etc.
A rádio receberia oficialmente o alvará que legitimava a sua actuação em 9 de Maio de 1989, sendo que este documento se encontra emoldurado na zona de entrada das suas instalações.
Em relação a Orlando Soares dos Santos (nascido em 1935 em Travanca, Santa Maria da Feira e falecido em 2005) diga-se, em abono da verdade, que demonstrou ser um visionário, um dos cidadãos mais dinâmicos que a Cidade da Tanoaria chegou a albergar. Foi efectivamente o grande dinamizador e impulsionador da Rádio Voz de Esmoriz.
Em 29 de Março de 2017, a rádio Voz de Esmoriz celebrava trinta anos de existência, marco que motivou a organização de uma exposição, no átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz, que reuniu material antigo da rádio (microfones, discos antigos, amplificadores, gravadores, colunas de som, cassetes antigas, gira-discos, etc.) e que atraiu centenas de visitantes, os quais ficaram espantados com o “velho património reunido” e as histórias contadas em torno dos seus primeiros tempos. A Rádio, sintonizada então na frequência de 93.1 FM, contemplou desde a sua fundação até à actualidade, toda uma grelha de programas que remetem os ouvintes para as mais diversas temáticas e assuntos, além de difundir inúmeros estilos de música.
Hoje, dia 29 de Março de 2024, a Rádio Voz de Esmoriz celebra 37 anos de existência.