6ª Edição dos “Gigantes Invisíveis” foi um sucesso

22 de Junho, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

A sexta edição dos “Gigantes Invisíveis”, organizado pelo Imaginar do Gigante, voltou a realizar-se no Parque Ambiental do Buçaquinho, desta feita, entre os dias 19 e 20 de Junho. Com o apoio da Câmara Municipal de Ovar e da Junta de Freguesia de Esmoriz, os “Gigantes Invisíveis” traduziram-se novamente numa programação de qualidade para o público presente.

Dentro deste contexto, houve exposições, oficinas de pintura, narrações de contos infantis, peças de teatro infantis, ilustração de azulejos e de outras temáticas, conversas com autores de livros, etc.

O Encontro Literário que pretendeu cultivar a leitura, a criatividade e a arte na mente dos mais pequenos contou com variados momentos de teatro, música, dança, oficinas para famílias, uma conversa entre o ilustrador convidado Marco Taylor e Carlos Nuno Granja, jornalistas, autores, público e crianças, em dois palcos principais que se dividiam entre a cafetaria do Parque Ambiental e os jardins.

De entre as iniciativas que se realizaram, podemos destacar as seguintes: “Dama de Pé de Mim” de Ana Madureira (peça de teatro infantil que congregou música e movimento, convidando as crianças a interagir), “Escrever sobre os livros dos outros é mesmo difícil” (conversa com Rita Pimenta, jornalista do Jornal Público e do Blog “letra pequena” e Andreia Amorim, do Gabinete de Apoio às Bibliotecas e à Leitura da Câmara Municipal do Porto, pelas 18h30), “Já falaste com um autor?” (momento que contou com a presença de Marco Taylor, escritor, ilustrador e que dá nome à editora convidada Edições Marco Taylor, e que esteve juntamente com Carlos Nuno Granja, escritor e programador de conteúdos literários do Festival Literário de Ovar, numa conversa erudita e descontraída na cafetaria do Parque), “Como se Encontram as Perguntas?” (peça de teatro encenada por Pedro Saraiva) e uma oficina de Joana Rita Sousa vocacionada para a filosofia.

Refira-se que durante a semana que antecedeu este evento, decorreria a Oficina Medonhos que envolveu as crianças do 4º ano do ensino básico de Ovar com o intuito de produzirem painéis com as pinturas em azulejo de plástico reciclado, desenhados e ilustrados. Acredita-se que terão sido criados 280 azulejos, pintados e assinados pelas crianças.

Todos os eventos seriam de entrada livre e, como tal, houve uma afluência considerável das crianças e das famílias, embora a lotação tivesse sido condicionada devido à actual conjuntura pandémica.

Créditos da Imagem: Página do Imaginar do Gigante nas redes sociais