#9 Portugueses Pelo Mundo- Diogo Brito

20 de Janeiro, 2021 0 Por Fátima Rocha

Diogo Brito, 23 anos, Base jogador de basquetebol

Diogo Brito, nasceu na Póvoa de Varzim e alimentou o gosto pelo basquetebol por influência do seu avô e do seu irmão. Começou a sua formação em 2008 no CD Póvoa, na equipa de sub 14, em 2013 passou pela Dragon Force onde permaneceu até 2015.

Em 2015, decidiu sair de Portugal para os Estados Unidos, com objetivo de finalizar o ensino secundário e também conseguir jogar contra os melhores. Preparou-se durante um ano para enfrentar as exigências do basquetebol norte-americano, deixando-se convencer pelo projeto da universidade de Utah State, mesmo com uma época que ficou aquém das suas expectativas.

Com sonho de se tornar um jogador de NBA, o base internacional assume que os campeonatos disputados pelo Utah (ainda que em contexto universitário), lhe permitiram tornar-se num jogador mais completo e mais consistente, “acima de tudo, evoluí a faceta física, que é a primeira coisa que se nota quando vimos para os Estados Unidos. Não há necessariamente tanta corrida, mas o jogo é muito mais explosivo e tive logo de me adaptar”, conseguindo conquistar o 17º título de campeões da conferencia Mounti West, onde o internacional marcou 12 pontos, aos quais juntou 6 ressaltos, 1 assistência, 2 “roubos” de bola e 1 bloqueio.

Em contexto de seleção, o camisola 24, faz parte das contas desde 2012, onde se vem destacando de ano para a ano, conquistando novamente o seu lugar para a trigésima pré-convocados da seleção nacional com vista à preparação para a terceira ronda de pré-qualificação do EuroBasket 2021.

Devido à pandemia, Diogo Brito terminou o sonho americano com a revalidação do título da conferência Mountain West, onde ao longo de quatro temporadas, registou médias de 8,5 pontos por jogo, 4,5 ressaltos e 2,8 assistências, rumou para o segundo escalão espanhol, onde atualmente representa o Ourense.

Créditos : Club Ourense Baloncesto S.A.D.