Pedro Pichardo alcança o ouro olímpico

5 de Agosto, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

Pedro Pichardo conquistou a medalha de ouro na competição de triplo-salto nos Jogos Olímpicos de Tóquio (2020). O atleta luso-cubano liderou a prova final com grande vantagem face aos seus concorrentes. No primeiro salto, alcançou logo um registo determinante de 17,57 metros. No terceiro ensaio, o atleta do Sport Lisboa e Benfica (mas a representar, neste efeito, as cores nacionais) melhorou, e chegou mesmo aos 17,98 metros, batendo o recorde nacional e consolidando a sua liderança.

No segundo e terceiro lugares ficariam Yaming Zhu (China) e Hugues Fabrice Zango (Burkina Faso).

Nesta temporada, Pedro Pablo Pichardo já tinha sido campeão da Europa no triplo salto, na pista coberta.

Após o título olímpico, o atleta afirmou à RTP que o “privilégio é todo meu. Representei Portugal e tenho orgulho que Portugal me tenha acolhido para o representar, é um privilégio. A única maneira de agradecer é ganhar medalhas. Senti que levei o país comigo. Recebi muito apoio e fiquei muito mais tranquilo na final. Não há limites para mim”.

Esta é igualmente a melhor participação portuguesa de sempre em torneios olímpicos com quatro medalhas conquistadas: Pedro Pichardo (triplo salto, ouro), Patrícia Mamona (triplo salto, prata), Jorge Fonseca (judo, bronze) e Fernando Pimenta (canoagem, bronze).

Créditos da Imagem: José Coelho (Agência Lusa)