“A Padaria” encerrou o XXV Festival de Teatro de Esmoriz
24 de Novembro, 2024“A Padaria” do dramaturgo Bertolt Brecht (1898-1956) foi encenada em palco pelo Grupo de Teatro Renascer neste passado sábado à noite, contando com a coordenação de Felipe Silva, encerrando assim o XXV Festival de Teatro de Esmoriz.
O enredo abordou os dramas sociais do desemprego, da fome e da injustiça que contrastam com uma classe empresarial e uma burguesia endinheiradas e seduzidas, nas suas decisões, pelo capitalismo exacerbado.
O drama cénico ocorre em torno de uma viúva, a D. Queck, que foi injustamente despedida da padaria (após ter encomendado lenha para os fornos, cumprindo uma ordem da chefe da padaria que depois voltou atrás na decisão com medo do investimento, e preferiu culpar a empregada, inventando a mentira de esta ter tomado uma decisão à revelia nas suas costas) onde trabalhava há 20 anos, ficando na miséria com os seus cinco filhos perante a indiferença da sociedade. Quando um cidadão, Washington Meyer, se tentou insurgir para defender os seus direitos, acabou por ser morto pela polícia alemã do início do século XX numa manifestação.
A peça contou com uma assistência a rondar as 100 pessoas no auditório dos Castanheiros.
João Gomes, Presidente do Grupo de Teatro Renascer, fez um balanço muito positivo do XXV Festival de Teatro de Esmoriz. Agradeceu a todos os grupos que passaram pelo palco ao longo de todos estes festivais e que o objectivo passa agora por chegar ao 50° Festival, isto é, às bodas de ouro. Relembrou ainda que o Grupo de Teatro Renascer, com a peça “Capuchinho Vermelho”, se tornou no grupo de teatro português mais participativo do Festival Ibérico de Mérida.
Por seu turno, Felipe Silva, encenador da peça, referiu que esta produção foi preparada em duas semanas e agradeceu o empenho de todo o elenco, salientando que tentou conjugar a experiência dos elementos mais vividos do grupo com o potencial dos adolescentes que vieram da formação. Reforçou a ideia de que o objectivo passou por transmitir uma mensagem social relevante.
Por sua vez, António Sá, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, elogiou a formação da Escolinha do Grupo de Teatro Renascer e reiterou que se faz bom teatro na cidade de Esmoriz. Convidou ainda a população para o momento de acender o pinheiro e as iluminações de Natal da urbe no próximo dia 30 de Novembro, bem como para a inauguração do mercadinho de Natal no dia 7 de Dezembro.
Não perca mais detalhes na edição de Dezembro do Jornal A Voz de Esmoriz