A XX Queima do Velho em Sanguedo está a chegar

9 de Fevereiro, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

Este é um evento já tradicional no carnaval da freguesia de Sanguedo, organizado pelo Rancho Folclórico Santa Eulália de Sanguedo, sendo também composto por uma peça de teatro de recriação histórica, produzida pelo grupo “Os Medievos”, secção de teatro da coletividade, secção esta fundada em 2013.

É realmente um evento de grande importância na freguesia e no concelho, com uma grande adesão do público, que celebra este ano duas décadas e que pretendemos continuar a promover, dinamizar e preservar. Este evento procura recriar o modo de celebração do carnaval na nossa região nos tempos passados, em que as pessoas se juntavam em torno de uma fogueira, onde contruíam juntos o típico velho, com tecidos velhos e palha, para queimar na fogueira, enquanto se divertiam e conviviam. Desta forma, procuramos recriar esses momentos juntamente com uma recriação histórica, de momentos inspirados e baseados em histórias da freguesia, do concelho e do país. Assim, o grupo procura passar este testemunho cultural às presentes e futuras gerações. Esta junção de histórias e estórias, é sem dúvida o maior ponto diferenciador do evento, que faz com que o mesmo atraia a comunidade em massa e marque a diferença. 

“O Medo da Peste”, é o nome da peça de teatro desta 20ª edição, baseada na Peste Negra que abalou o país, o mundo e onde a nossa região não conseguiu escapar! É assim que dois pobres escravos do reino, contagiados pela peste, para muitos naquele tempo, amaldiçoados pelo demónio, são condenados à fogueira, o castigo máximo daquela época. Com uma organização do Rancho Folclórico Santa Eulália De Sanguedo e produção da secção de teatro Os Medievos, preparamos para vocês um espetáculo único… “O Medo da Peste”, às 21 horas do dia 13 de Fevereiro na Praça do Eleito Local em Sanguedo!