Abertura do Mundial do Catar 2022 (ao minuto)

20 de Novembro, 2022 0 Por A Voz de Esmoriz

Começaram as celebrações inerentes ao início da abertura do Mundial do Catar 2022.

A cerimónia de abertura tem contado com desfiles e coreografias inerentes às tradições do país anfitrião, envolvendo ainda manifestações multiculturais. Destaque ainda para a presença e narração do conceituado actor norte-americano Morgan Freeman que subiu ao recinto do Al-Bayt Stadium em Al Khor, transmitindo uma mensagem de união, diversidade e tolerância, uma forma de rebater algumas das críticas que tinham surgido contra o desrespeito pelos direitos humanos naquele pequeno país árabe. Morgan Freeman foi acompanhado por Ghanim Al Muftah, filantropo e empreendedor catari que tem Síndrome de Regressão Caudal, o que lhe impede de mover a parte inferior da coluna vertebral. Ambos estiveram no centro do estádio e convidaram todo o mundo a juntar-se à celebração do futebol e do mundial, demonstrando que há vários caminhos para a Humanidade e para o convívio entre todos os povos.

Projectou-se ainda uma coreografia em que se exibe as bandeiras dos 32 países participantes, incluindo cânticos alusivos a cada país.

Houve ainda um Meddley que mesclou as músicas das anteriores Copas do Mundo. Escutou-se, por exemplo, o “Waka Waka” de Shakira.

Foi ainda divulgada a mascote oficial do Mundial do Catar 2022 – La’eeb (que metaforiza a ideia de um jogador super-qualificado) que promete celebrar todos os golos da competição.

Seguiu-se a actuação de Jung Kook, do grupo sul-coreano BTS, o qual contou ainda com a parceria do cantor catari Fahaid Al-Kubaisi, embaixador oficial deste Mundial.

Difundiram-se vídeos antigos sobre a tradição futebolística no Catar em que aparecem cidadãos a divertirem-se a jogar em terrenos áridos ou desérticos.

O emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani, proferiu, no seu discurso oficial de abertura, uma mensagem de acolhimento e de recepção de braços abertos a todos os visitantes, acreditando que este será um magnífico mundial com futebol de qualidade.

O Mundial arranca oficialmente às 16 horas com o Catar a receber o Equador.



Créditos da Imagem: AFP – Odd Andersen