
Acordo de cessar-fogo avança na Faixa de Gaza
18 de Janeiro, 2025O cessar-fogo entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza começará às 06:30 TMG (mesma hora de Lisboa) no domingo, 19 de janeiro de 2025, conforme anunciado pelo porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar, que media as negociações.
O acordo prevê a libertação de 33 reféns nas primeiras seis semanas, em troca de centenas de palestinianos presos por Israel. A libertação ocorrerá em fases: no primeiro dia, três mulheres israelitas serão libertadas, seguidas de mais quatro no sétimo dia, e as 26 restantes ao longo das próximas cinco semanas. Além disso, 737 prisioneiros palestinianos serão libertados na primeira fase. O Hamas condiciona a libertação total de reféns a um cessar-fogo duradouro e à retirada de Israel.
Este acordo foi aprovado pelo Conselho de Ministros de Israel e pelo Gabinete de Segurança do país, com o apoio de mediadores internacionais. Durante a primeira fase do cessar-fogo, que deve durar 42 dias, as partes discutirão os termos para o fim definitivo das hostilidades e a reconstrução de Gaza.
De acordo com o jornal Sapo 24, o conflito em curso foi desencadeado por um ataque sem precedentes do Hamas em solo israelita, em 07 de outubro de 2023, que fez cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns.
Após o ataque do Hamas, Israel desencadeou uma ofensiva militar em grande escala na Faixa de Gaza, que já provocou quase 47 mil mortos, na maioria civis, e um desastre humanitário.
Créditos da Imagem: Mohammed Abed / AFP (Correio Braziliense)