“Acredito que o próximo Carnaval de Ovar será marcante e o melhor de todos” – Adérito Ferreira

16 de Fevereiro, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

Natural de Gondesende, Adérito Ferreira é um cidadão esmorizense que gosta de fotografia e da tradição do Carnaval de Ovar. Como hoje, se assinala este certame festivo queremos saber como o nosso convidado tem vivido esta experiência, ao longo dos últimos anos.

1- Olá Adérito. Como nasceu a seu gosto pelo Carnaval de Ovar?

R: Era criança e ia ver o Carnaval de Ovar com os meus pais, e depois do 25 de Abril, o meu falecido pai gostava muito de ir ver as críticas políticas e sociais que, durante os certames carnavalescos, eram feitas.

2- Ao longo da tradição carnavalesca, qual foi o disfarce que mais gostou de utilizar?

R: Foi o de pirata.

3- Sabemos que, no ano anterior de 2020, já foi motorista da realeza, mais concretamente, de El-Rei Ti Américo – O Guardião e Sua Alteza A Rainha D. Esmeralda. Como descreveu a experiência de os guiar na vanguarda do cortejo que desfilou diante de multidões pelas artérias urbanas da cidade vareira?

R: Foi fantástico, não só pelo ambiente porque estás lá dentro a viver a iniciativa, mas também por ter a sua Alteza D. Esmeralda sempre a comentar tudo o que envolve o Carnaval.

4- Também já realizou trabalhos de fotografia sobre o Carnaval de Ovar. É uma iniciativa que lhe dá grande satisfação?

R: Sim, o Carnaval é um tema fotográfico fantástico pela ação, cor, beleza do cenário e acima de tudo, do que eu chamo de “apanhados na hora”…

5- Na sua opinião, a organização dos últimos Carnavais tem excedido as expectivas ou pode ainda melhorar?

R: Na minha opinião, sim, tem estado a um bom nível, mas há sempre algo a melhorar, por isso é que o homem é inovador…

6- Um dos grandes debates é a eventualidade de descentralização das iniciativas de Carnaval. Agrada-lhe o cenário de um dia Esmoriz ter o seu próprio dia de cortejo?

R:Não me parece que seja uma boa ideia. Ovar tem identidade no Carnaval, Esmoriz não. Na minha opinião, apostar no Carnaval em Esmoriz poderá ser uma má decisão.

7- Na sua opinião, as apostas no Carnaval das Crianças e no Carnaval Sénior foram acertadas?

R: Muito acertadas. O Carnaval das Crianças é um garante da continuidade do sucesso do Carnaval de Ovar. O Carnaval de Ovar para os Ovarenses é uma festa que é programada ao longo do ano… Muitos tiram férias nesta época para o viverem e participarem nele, todos os dias. Quem nasce em Ovar desde o primeiro dia de vida já é folião.

8- Desconhecemos se Esmoriz já teve reis de Carnaval em Ovar. Mas se lhe propusessem um dia esse desafio, você aceitaria?

R: Claro que não… mas isso nunca vai acontecer (penso eu), o Rei do Carnaval de Ovar costuma ser um estatuto vocacionado para pessoas carismáticas da cidade…

9- Receia que o impacto da pandemia COVID-19 possa trazer mais dificuldades na realização de Carnavais futuros, tendo em conta que a actual edição foi cancelada?

R: Enquanto não for atingida a imunidade de grupo, é perda de tempo pensar em Carnaval ou em qualquer outro evento… Após Portugal atingir a imunidade de grupo, tudo volta ao normal e, de certeza, que o Carnaval de Ovar vai aparecer com mais força  e inovações, até porque nestes tempos em que não se pode apresentar nada, tenho a certeza que, nos bastidores, os grupos estão a trabalhar para aparecer com força… Acredito que o próximo Carnaval será marcante e o melhor de todos.

10- Considera o Carnaval de Ovar como o melhor do país?

R: Sem qualquer dúvida… Carnaval em Portugal é em Ovar…



Adérito Ferreira, na qualidade de motorista régio, conduziu os reis de Carnaval de Ovar de 2020 para um desfile triunfante pela cidade vareira.

Adérito Ferreira acredita na capacidade de inovação dos grupos de Carnaval de Ovar.


Adérito Ferreira admite que o traje de pirata é aquele que considera ser mais engraçado na época carnavalesca.