AD Ovarense superiorizou-se no dérbi concelhio
19 de Setembro, 2021Na tarde deste domingo, havia jogo grande no Estádio da Barrinha com o Sporting Clube de Esmoriz a receber a Associação Desportiva Ovarense. O sol ajudou a que fosse proporcionado um ambiente agradável, e a assistência nas bancadas encheu. Assim sendo, muitos adeptos de ambas as equipas compareceram no Estádio, um cenário que já não era visível praticamente desde 2019. A zona de estacionamento ao lado do recinto desportivo acabou por ser ocupada por um número quase incontável de viaturas.
O Sporting Clube de Esmoriz procurava regressar às vitórias, depois do desaire com o FC Cesarense. Nuno Rangel apostou no seguinte onze: Ivo Eichmann; Ricardo Pato, Rui Sousa, Takeshi, Gabriel; Ricardo Pereira, Ibrahim, Valente, Luisinho; Ruan e André Pinhal.
A AD Ovarense, então invicta e líder da Zona Norte do Campeonato Sabseg, orientada por Tiago Leite, escalou a seguinte formação: Renato; Tiago Amaral, Vareiro, Márcio, Magolo; Hudson, Rolas, Mateus Arence, Mika; Fábio Novo e Luccas Marques.
O jogo principiou animado com ambas as equipas a ensaiarem dinâmicas ofensivas, contudo seria a Ovarense a adiantar-se no marcador, logo aos 12 minutos, por intermédio de Luccas Marques que finalizou com sucesso, após uma jogada bem trabalhada por Mateus Arence (dos melhores em campo) e Fábio Novo. Estava assim feito o 1-0 para a AD Ovarense.
O Sporting Clube de Esmoriz não baixou os braços e procurou reagir à desvantagem ainda na primeira parte. Aos 19 minutos, Luisinho quase que desviava com sucesso, ao segundo poste, um bom cruzamento que lhe tinha sido endereçado, e aos 44 minutos, Ricardinho desferiu um remate forte que quase surpreendeu Renato, guardião da AD Ovarense. Houve outros lances em que a equipa da casa procurou provocar desequilíbrios no último terço, mas o critério da definição nem sempre foi o melhor.
No intervalo, o SC Esmoriz decidiu mexer com a entrada de Sandro Brandão e a saída de Valente, contudo esta mexida teve pouco impacto.
Na segunda parte, e quando tudo indicava um jogo equilibrado e renhido no marcador, o Sporting Clube de Esmoriz cometeu erros que foram aproveitados pelo visitante. Aos 52 minutos, o árbitro apontou para a marca da grande penalidade, quando a bola terá alegadamente ido à mão de um jogador da equipa da casa, num lance algo confuso. A AD Ovarense não desperdiçou a oportunidade de ampliar a vantagem com Luccas Marques, avançado brasileiro, a bisar: bola forte e colocada para o lado direito, sem hipóteses para Ivo Eichmann que bem se estirou para chegar ao esférico.
A vencer por 2-0, a AD Ovarense soube gerir a partida e o SC Esmoriz ressentiu-se. O jogo afrouxou, apesar do SC Esmoriz ter usufruído ainda de uma oportunidade que poderia ter permitido a redução da desvantagem.
No entanto, aos 75 minutos, a equipa vareira faria o 3-0 após uma perda de bola da formação esmorizense e uma jogada de insistência, Juninho, recém-entrado, confirmou praticamente o triunfo da AD Ovarense. O mesmo Juninho viria a ser expulso nos momentos finais, contudo o marcador não se alteraria com uma vitória clara da AD Ovarense por 3-0 no Estádio da Barrinha.
Em termos de balanço final, a superioridade da equipa vareira parece ter sido indiscutível porque foi mais objectiva no ataque e soube defender melhor. No entanto, os números da vitória foram exagerados porque a equipa da Barrinha fez por merecer, pelo menos, um golo.
Com este resultado e ao fim da terceira jornada, o Sporting Clube de Esmoriz encontra-se na oitava posição da Zona Norte do Campeonato SABSEG, com 3 pontos somados. A liderança pertence neste momento à AD Ovarense (com 9 pontos), seguido do Florgrade FC (com 7 pontos que venceu 3-0 o FC Cesarense), o União de Lamas (com 6 pontos, menos 1 jogo), o Fiães, o Canedo FC e o SC Paivense (este último trio conta com 4 pontos em 3 jogos). O Sporting Clube de Esmoriz terá de estar neste pelotão da frente de forma a conseguir qualificar-se numa das primeiras quatro posições que dão acesso à fase de elite.
Na Zona Sul do Campeonato SABSEG, o Beira-Mar e o Oliveira do Bairro lideram também invictos com 9 pontos, seguindo-se depois um aparente equilíbrio partilhado por outros clubes.
Na próxima jornada, o Sporting Clube de Esmoriz vai ao reduto do SC Paivense, e um bom resultado é importante para iniciar um ciclo profícuo.
Por fim, é de enaltecer igualmente a transmissão da Rádio Voz de Esmoriz que acompanhou o jogo através dos seus locutores Eduardo Carvalho, José Carlos Macedo e João Cruz. Além disso, também Armando Folha, dirigente da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, tem vindo a acompanhar os jogos dos Guerreiros da Barrinha.
Créditos da Imagem (meramente ilustrativa): Estádio da Barrinha – SC Esmoriz (página das redes sociais)