
Adesão significativa da comunidade marca regresso da Queima do Velho a Sanguedo
24 de Fevereiro, 2023O regresso da Queima do Velho a Sanguedo ficou marcado por uma adesão incrível da comunidade, uma das maiores enchentes de sempre em praticamente 20 anos!
Centenas de pessoas deslocaram-se na noite de carnaval à Praça do Eleito Local em Sanguedo, para assistirem à peça de teatro “Justiça de Sanganeto” integrada na 19.ª edição da Queima do Velho.
Num ano muito especial para nós, em que a nossa secção de teatro Os Medievos comemora 10 anos de existência e que fica marcado também pelo regresso do mesmo após um interregno de 2 anos, devido à pandemia do Covid-19, foi realmente muito gratificante e motivador para nós vermos a população aderir em massa ao evento e acima de tudo feliz! O sucesso deste evento fez com que ganhássemos ainda mais vontade para continuar e começar já a trabalhar para a próxima edição.
Este sucesso deve-se a todo um trabalho que houve por detrás para que conseguíssemos presentear a população com o melhor espetáculo possível. Para além disso, a nossa queima diferencia-se de todas as outras, é muito mais do que uma simples fogueira, é a recriação desses momentos de convívio e diversão que eram promovidos pela população em torno da tradicional fogueira, recriação esta que é enriquecida por uma peça de teatro, onde são retratadas histórias da freguesia, que antecede à queima do velho, onde são queimados os condenados no fim do espetáculo.
Ficamos com um sentimento de dever cumprido, para que esta tradição que já é uma referência no carnaval sanguedense e feirense, nunca acabe!
Por fim, deixamos o nosso eterno agradecimentos a todos os presentes, aos mais de 20 elementos que fazem parte deste grupo “Os Medievos” e a todos que apoiaram este evento de forma incondicional! Esperemos que tenham gostado, prometemos que em 2024 será ainda melhor, já estamos a trabalhar para isso e claro, contamos convosco!

Rescaldo elaborado pelo Rancho Folclórico Santa Eulália de Sanguedo