Alexei Navalny morre na prisão

17 de Fevereiro, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

Alexei Navalny, crítico e principal opositor do regime de Vladimir Putin na Rússia, foi encontrado morto na sua prisão, após ter sido enviado para uma colónia penal numa região da Sibéria. As autoridades prisionais russas dizem que Navalny se terá sentido mal depois de uma caminhada, contudo desconhece-se se haverá uma investigação imparcial e detalhada que permita confirmar ou negar esta versão.

Navalny encontrou a morte aos 47 anos. Ao longo da sua vida, criticou a corrupção no Kremlin e nas elites russas, defendendo a implantação de processos mais transparentes e de uma visão mais democrática na Rússia. Foi mentor de grandes manifestações contra o regime de Vladimir Putin. Recentemente, condenou a invasão da Ucrânia, decisão que considerou desastrosa para os interesses do povo russo.

Perseguido no seu país por vários casos judiciais que o acusavam de corrupção e desvio de fundos (embora a comunidade internacional acredite que as teorias envoltas nos termos da acusação fossem bastante duvidosas) e depois de ser alvo de tentativas de envenenamento, Navalny não quis abraçar o exílio e decidiu enfrentar a justiça do seu país, mesmo sabendo que o desfecho, muito provavelmente, não jogaria a seu favor.

A sua coragem, traduzida numa espécie de martírio, fez com que hoje centenas de russos lhe prestassem uma última homenagem, contudo há já a indicação de que, pelo menos, uma centena de russos já foram detidos por prestarem as suas despedidas a este opositor político de Putin.

A comunidade internacional já reagiu a este acontecimento, acusando o Kremlin de ter silenciado mais um opositor ao regime de Putin.

Recorde-se que, em 2021, Navalny tinha ganho o Prémio Sakharov atribuído pela União Europeia para galardoar pessoas, grupos ou organizações que lutem activamente pela liberdade de pensamento.



Créditos da Imagem: SEFA KARACAN/ANADOLU AGENCY/GETTY IMAGES