Alvarenga consegue subida ao Campeonato de Portugal

27 de Junho, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

No Estádio Municipal de Aveiro, desenrolariam as finais das provas de encerramento da Associação de Futebol de Aveiro. Na 1ª Divisão Distrital, e ao início da tarde, o Florgrade FC (equipa sediada em Rio Meão mas que joga no Parque Desportivo do Buçaquinho em Cortegaça) sagrou-se campeão ao vencer o CCR Válega por 4-0. Os golos seriam apontados por Koneh Issaya (bisou com golos aos 29 minutos e 59 minutos), Diogo Guerra (32 minutos) e Ricardo Gomes (72 minutos). A equipa do Florgrade FC sobe assim ao Campeonato Sabseg.

No entanto, o jogo grande estava agendado para as 17 horas e seria alusivo à grande final do Campeonato Sabseg ou Divisão de Elite de Aveiro. Frente a frente estariam aquelas que eram consideradas as duas melhores equipas da prova – o Alvarenga que investiu numa boa equipa para esta temporada, e o União de Lamas já com um projecto bastante sólido.

A partida seria arbitrada por Sandra Bastos, natural de Lobão, mas que já apitou Campeonatos Mundiais e Europeus de Futebol Feminino. E efectivamente, não teria um jogo fácil pela frente.

Logo aos cinco minutos, o Alvarenga colocou-se em vantagem na sequência de um canto. Ao início, ficou a dúvida se o golo deveria ser atribuído ao seu artilheiro Mário, mas acabou por ser considerado auto-golo de Diogo Barbosa. No entanto, o União de Lamas reagiu e criou situações de perigo, contudo as bolas saíam ao lado da baliza ou a defensiva adversária evitaria males maiores. Também Nuno Dias seria fundamental na baliza do Alvarenga. Na segunda parte, a equipa de Lamas intensificou o ascendente e obrigou o Alvarenga a recuar ainda mais, contudo a formação de Arouca ainda lançaria alguns contra-ataques perigosos. No União de Lamas, Alex Brandão foi um dos mais inconformados, desequilibrando no último reduto e criando sérias dificuldades ao Alvarenga.

Aos 75 minutos, Diego, central do Alvarenga, e Hugo Oliveira, treinador do clube sediado no concelho de Arouca, foram expulsos por protestos excessivos. A formação queixou-se veementemente de uma alegada falta de Ricardo Almeida que terá ficado por assinalar e que poderá ter impedido o isolamento de um atacante de Alvarenga, num lance de contra-ataque.

A jogar com menos um, o Alvarenga reforçou a defesa com novas substituições, tentando fechar os caminhos para a sua baliza. Aos 87 minutos, Nuno Dias faz uma grande defesa a remate de Vando, evitando a igualdade.

Como tempo de compensação foram dados oito minutos. Nuno Dias voltou a brilhar na baliza do Alvarenga que continuou a fazer defesas determinantes. Ambas as equipas talvez merecessem a subida, mas a verdade é que só uma poderia subir – e o Alvarenga soube ter alma, perante o União de Lamas que só lhe foi inferior no marcador. A equipa do Alvarenga poderia ainda ter feito o 2-0, com um dos jogadores a isolar-se, e apesar de ter fintado o guarda-redes, o atleta ficou sem ângulo de remate, mas mesmo com a insistência, quase que ia dando o golo que poderia ter resolvido a questão. O União de Lamas poderia ter saído com outro resultado, mas num jogo, nunca podem existir dois vencedores!

O Alvarenga venceria assim a final por 1-0 e garantiria o triunfo na edição de 2020/2021 do Campeonato Sabseg, ascendendo assim ao Campeonato de Portugal. O União de Lamas seria o finalista vencido. Na questão do 3º e 4º lugares, o CD Estarreja venceria o Canedo FC por 4-1.

Créditos da Imagem: Página do GDSC Alvarenga nas redes sociais