Alvarenga consegue subida ao Campeonato de Portugal
27 de Junho, 2021No Estádio Municipal de Aveiro, desenrolariam as finais das provas de encerramento da Associação de Futebol de Aveiro. Na 1ª Divisão Distrital, e ao início da tarde, o Florgrade FC (equipa sediada em Rio Meão mas que joga no Parque Desportivo do Buçaquinho em Cortegaça) sagrou-se campeão ao vencer o CCR Válega por 4-0. Os golos seriam apontados por Koneh Issaya (bisou com golos aos 29 minutos e 59 minutos), Diogo Guerra (32 minutos) e Ricardo Gomes (72 minutos). A equipa do Florgrade FC sobe assim ao Campeonato Sabseg.
No entanto, o jogo grande estava agendado para as 17 horas e seria alusivo à grande final do Campeonato Sabseg ou Divisão de Elite de Aveiro. Frente a frente estariam aquelas que eram consideradas as duas melhores equipas da prova – o Alvarenga que investiu numa boa equipa para esta temporada, e o União de Lamas já com um projecto bastante sólido.
A partida seria arbitrada por Sandra Bastos, natural de Lobão, mas que já apitou Campeonatos Mundiais e Europeus de Futebol Feminino. E efectivamente, não teria um jogo fácil pela frente.
Logo aos cinco minutos, o Alvarenga colocou-se em vantagem na sequência de um canto. Ao início, ficou a dúvida se o golo deveria ser atribuído ao seu artilheiro Mário, mas acabou por ser considerado auto-golo de Diogo Barbosa. No entanto, o União de Lamas reagiu e criou situações de perigo, contudo as bolas saíam ao lado da baliza ou a defensiva adversária evitaria males maiores. Também Nuno Dias seria fundamental na baliza do Alvarenga. Na segunda parte, a equipa de Lamas intensificou o ascendente e obrigou o Alvarenga a recuar ainda mais, contudo a formação de Arouca ainda lançaria alguns contra-ataques perigosos. No União de Lamas, Alex Brandão foi um dos mais inconformados, desequilibrando no último reduto e criando sérias dificuldades ao Alvarenga.
Aos 75 minutos, Diego, central do Alvarenga, e Hugo Oliveira, treinador do clube sediado no concelho de Arouca, foram expulsos por protestos excessivos. A formação queixou-se veementemente de uma alegada falta de Ricardo Almeida que terá ficado por assinalar e que poderá ter impedido o isolamento de um atacante de Alvarenga, num lance de contra-ataque.
A jogar com menos um, o Alvarenga reforçou a defesa com novas substituições, tentando fechar os caminhos para a sua baliza. Aos 87 minutos, Nuno Dias faz uma grande defesa a remate de Vando, evitando a igualdade.
Como tempo de compensação foram dados oito minutos. Nuno Dias voltou a brilhar na baliza do Alvarenga que continuou a fazer defesas determinantes. Ambas as equipas talvez merecessem a subida, mas a verdade é que só uma poderia subir – e o Alvarenga soube ter alma, perante o União de Lamas que só lhe foi inferior no marcador. A equipa do Alvarenga poderia ainda ter feito o 2-0, com um dos jogadores a isolar-se, e apesar de ter fintado o guarda-redes, o atleta ficou sem ângulo de remate, mas mesmo com a insistência, quase que ia dando o golo que poderia ter resolvido a questão. O União de Lamas poderia ter saído com outro resultado, mas num jogo, nunca podem existir dois vencedores!
O Alvarenga venceria assim a final por 1-0 e garantiria o triunfo na edição de 2020/2021 do Campeonato Sabseg, ascendendo assim ao Campeonato de Portugal. O União de Lamas seria o finalista vencido. Na questão do 3º e 4º lugares, o CD Estarreja venceria o Canedo FC por 4-1.
Créditos da Imagem: Página do GDSC Alvarenga nas redes sociais