Américo “Marreta”, um homem simples e gentil que deu muito ao associativismo desportivo
11 de Maio, 2024Florindo Pinto concedeu mais informações a uma pequena entrevista realizada por Wendy Hermance sobre a história de Américo “Marreta” (Américo de Sá Gomes), dirigente associativo que faleceu muito recentemente e que esteve ligado à conquista de alguns títulos e feitos no voleibol e no futebol, tendo servido com distinção os desígnios do Esmoriz Ginásio Clube e Sporting Clube de Esmoriz respectivamente.
Florindo Pinto é autor da obra “De Esmoriz. Um pouco de um todo” e chegou a falar sobre Américo “Marreta”, caracterizando-o como uma alma inteligente e gentil. Refere que nasceu no Brasil e terá chegado a Esmoriz, muito novo. Terá tido um irmão, sacerdote, que morreu no Brasil.
De acordo com o conseguimos apurar através desta iniciativa conduzida por Wendy Hermance e Florindo Pinto que pretende relembrar um pouco o percurso deste homem, Américo Marreta era visto como um ser humano desprendido dos valores materiais, na Terra, aplicou muitíssimo do seu ganho nas Associações: Futebol e Voleibol, de que foi o seu presidente. Dizia-se que em reuniões de amigos, não se esquivava no pagar da factura, no restaurante, ou no café.
No âmbito profissional, e de acordo com a opinião de Florindo Pinto, terá ganho muito dinheiro como intermediário. Isto é, dedicou-se a representar empresas estrangeiras, colocando os artigos de seu fabrico nos revendedores de Portugal. Na década de 70/80, em Esmoriz, existiam muitos comerciantes, que visitavam os lojistas de todo o País e, ele contribuía com o serviço de lhes “mostrar” novos artigos, especialmente tapeçarias.
Wendy salienta que sentirá a falta do seu vizinho Américo.
Deixamos, por fim, as nossas condolências aos familiares.
O funeral de Américo de Sá Gomes terá lugar nesta segunda-feira, dia 13 de Maio, pelas 15 horas com a cerimónia a realizar-se na Igreja Matriz de Esmoriz, sendo depois sepultado no cemitério local.
É uma linda homenagem a um homem visto por muitos, mas talvez não muito conhecido, pois era quieto. Obrigado!