
“Amor de Família” fez lotar auditório
7 de Novembro, 2022Naquela que foi talvez a peça principal de cartaz do XXIII Festival de Teatro de Esmoriz, organizado pelo Grupo de Teatro Renascer, “Amor de Família” trouxe o melhor do humor nacional a um público que esgotou o auditório da colectividade, situado nos Castanheiros. Mais de 200 espectadores desfrutaram da visualização de uma representação comediante que tornou certamente este último fim de semana muito mais animado e divertido.
O elenco era composto por vultos conceituados do ecrã e televisão nacionais, nomeadamente João de Carvalho (filho de Ruy de Carvalho, grande amigo do Renascer e cujo palco nos Castanheiros foi baptizado com o seu nome), Sofia Alves, Diogo Lopes e Diana Marquês Guerra. A encenação foi da autoria de Celso Cleto.
A peça incidia sobre uma crise de um casal na faixa etária dos 50 anos, numa altura em que os filhos saíam de casa para viverem as suas vidas. Por outro lado, uma astróloga convence a senhora do casal a deixar a casa, pelo que esta pede o divórcio ao marido, isto após ter casado o seu filho. Contudo, neste desenlace de peripécias caricatas, a astróloga reconhece que lhe havia entregado o mapa astral errado, tendo semeado a confusão familiar.
Em declarações à Voz de Esmoriz (reportagem de José Carlos Macedo), João de Carvalho, actor de topo nacional, salientou que sempre nutriu uma paixão enorme pelo teatro. Apesar de reformado, reafirma que continuará a actuar em palco com todo o gosto. Por outro lado, sublinha que há sempre uma exigência e responsabilidade quando se faz teatro. Menciona que o crescimento é um processo contínuo em que os actores aprendem uns com os outros.
Sofia Alves, actriz também conhecida da nossa televisão, partilha do mesmo amor e devoção pelo palco e por aquilo que considera ser uma arte viva. Refere que, desde muito jovem, iniciou esta caminhada. Confidencia que o Teatro é a sua segunda casa. Salienta a militância cultural em levar o teatro a todos os lados do país. Enaltece a química e o entrosamento entre os elementos do grupo que já participaram em diversas digressões.
Diana Marquês Guerra, jovem actriz, refere que é uma honra fazer parte de companhias que encetam digressões, enaltecendo que tem sido uma experiência fantástica, encontrando todos os tipos de salas e públicos. Partilha que se aprende muito ao trabalhar com os mestres e ao lidar com a plateia.
Diogo Lopes, actor talentoso, realça que se iniciou no teatro em 2009. Menciona que o teatro não deve ser rotulado como amador ou profissional, porque através da vontade e do empenho, se conseguem realizar boas peças, dando todos o melhor de si. Remata que a arte não deve ser catalogada dessa forma.
João Gomes, Presidente do Grupo de Teatro Renascer, realça que o Festival de Teatro de Esmoriz pretende ser uma grande festa do teatro nacional, convidando grupos e actores de renome. Exemplifica que João de Carvalho já participou em três festivais, enquanto Ruy de Carvalho esteve em quatro. Insistiu na preocupação da organização em trazer sempre bom teatro até à cidade da tanoaria.

Créditos da Imagem: Alberto Tavares/Arménia Barros