
André Sá conquista Copa Federal de França pelo Istres (voleibol feminino)
4 de Abril, 2022O antigo jogador e técnico do Esmoriz Ginásio Clube, André Sá, continua a somar títulos enquanto treinador de voleibol feminino. Depois de conquistar títulos ao serviço do Stod Volley Elite (equipa norueguesa), nomeadamente Campeonatos da Noruega (2014 e 2015), Taças da Noruega (2014 e 2015) e Ligas Nórdicas (2013, 2014 e 2015), além de umas meias-finais na prestigiante Challenge Cup, André Sá decidiu abraçar, nos último anos, uma aventura em França, servindo os desígnios do Istres Provence Volley. Ao serviço desta formação, chegou, na temporada anterior, à final da Taça de França, embora tenha perdido na altura diante do Mulhouse.
Na edição de 2021/2022, o Istres seria mais bem-sucedido, desta feita, na Copa Federal de França, tendo derrotado nas meias-finais o Les Burdis – Bordeaux Mérignac Volley (formação de Bordéus) e, na final, o Stella ES Calais – Elite féminine (conjunto de Calais), ambos por 3-0 em sets. Foi a primeira vez que o Istres venceu este troféu, o que motivou o entusiasmo e delírio dos seguidores do clube de Provença.
Em declarações à imprensa, André Sá admitiu a sua alegria por este título e agradeceu o contributo de todas as jogadoras, staff e voluntários, mas reconheceu que não há muito tempo para festejar, até porque há ainda jogos importantes para disputar no Campeonato de Elite de Voleibol Feminino em França.
Na Liga de Elite do Voleibol Feminino, o Istres está na segunda posição da Poule A com 33 pontos, menos 2 que o líder Levallois Sporting Clube. Para a segunda fase, qualificam-se os três melhores classificados de cada poule (A e B), sendo então a competição disputada posteriormente pelas seis melhores equipas.
Este é mais um feito de um esmorizense no estrangeiro que merece ser relevado.
