António Costa apresenta demissão; novas eleições legislativas em perspectiva

7 de Novembro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

O primeiro-ministro António Costa apresentou a demissão ao Presidente da República, que aceitou. O chefe de governo admite não recandidatar-se ao próximo sufrágio, embora se mantenha em funções até ser substituído.

Segundo adianta a CNN Portugal, a decisão surge na sequência das buscas efetuadas esta manhã pelo Ministério Público à residência oficial do primeiro-ministro e a ministérios envolvidos em negócios de exploração de lítio em Montalegre.

“A dignidade das funções de primeiro-ministro não é compatível com a suspeita de qualquer ato criminal. Obviamente apresentei a demissão ao senhor Presidente da República”, disse António Costa numa declaração ao país. “Quero dizer olhos nos olhos que não me pesa na consciência qualquer ato ilícito. Confio na Justiça”, acrescentou.

Ao que tudo indica, está em causa o controverso negócio que garantiu à Lusorecursos a exploração da mina de lítio em Montalegre, apesar de a empresa não fazer parte do grupo de empresas com direito de prospeção. Por conseguinte, o processo envolve suspeitas de corrupção para beneficiar a Lusorecursos no processo atribuição da exploração da mina.

As diligências ocorreram depois de recentemente a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ter dado luz verde à exploração da mina por parte da Lusorecursos.

Pelo que foi apurado, o Ministro das Infraestruturas, João Galamba, foi constituído arguido, a par com o presidente do conselho diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente.

Carlos César, presidente do Partido Socialista, já veio a público defender António Costa, alegando que este não foi ainda acusado de nada, e que conta com o primeiro ministro cessante para o futuro do partido.

Créditos da Imagem: José Carlos Carvalho (Visão)