António Costa será o próximo presidente do Conselho Europeu

28 de Junho, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

António Costa deverá assumir a presidência do Conselho Europeu a partir do dia 1 de Dezembro e terá pela frente um mandato de dois anos e meio.

Ao que tudo indica, os seis chefes de Governo e de Estado da União Europeia que, no Conselho Europeu, negociaram os cargos de topo, terão já chegado a um acordo – Ursula von der Leyen continuará à frente da Comissão Europeia, o ex-primeiro ministro português António Costa será a aposta para o Conselho Europeu e a primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, será nomeada chefe da diplomacia da União Europeia.

Em jeito de reacção, António Costa reitera que, ao ser eleito para o Conselho Europeu, procurará “construir unidade entre os estados-membros”, reconhecendo que a conjuntura actual é difícil. Falando sobre Von der Leyen e Kallas, António Costa destacou que as duas responsáveis “são europeias notáveis”, dizendo esperar uma “colaboração muito bem-sucedida”.

Ao nível de portugueses muito bem posicionados na estrutura da União Europeia em termos históricos, destacamos igualmente o caso de Durão Barroso que presidiu à Comissão Europeia entre 2004 e 2014.

Créditos da Imagem: Site do Jornal Económico