Apenas 0,1% das pessoas com vacinação completa foi infectada com o vírus
11 de Julho, 2021Em entrevista ao Jornal de Notícias e TSF, Graça Freitas, Directora Geral da Saúde, confidenciou que das quase três milhões de pessoas que levaram as duas doses da vacina em Portugal, apenas 3580 contraíram o vírus da Covid-19. Por outras palavras, apenas 0,1% do total de inoculados foi infectado após esta vacinação. Esta estatística comprova a eficácia do processo, o que tem vindo a permitir a redução drástica do número de internamentos e de fatalidades.
Relativamente às vacinas, admite que podem existir pequenas diferenças entre as várias marcas, mas que, em termos de eficácia, são “mais ou menos semelhantes”.
Quanto à nova legislação recente para os finais de sexta-feira e fins-de-semana (obrigatoriedade de apresentação de certificado digital de vacinação ou teste negativo em restaurantes de concelhos de risco elevado e muito elevado e em hotéis de todo o país), a directora admite que foi a “alternativa possível para evitar o encerramento destes espaços”.
Neste momento, cerca de 70% da população adulta já foi vacinada em Portugal. Graça Freitas acredita que a normalidade poderá ser, em parte, já retomada a partir de Setembro.
Créditos da Imagem: Jornal I