Armando França publica livro “O Amor e a Guerra Colonial”

10 de Outubro, 2022 0 Por A Voz de Esmoriz

No próximo dia 15 de outubro, pelas 18h, Armando França, antigo Presidente da Câmara Municipal de Ovar e antigo Presidente da Assembleia Geral da Comissão de Melhoramentos vai apresentar, com a colaboração de Celina França, o livro «O Amor e a Guerra Colonial», no Auditório ATLAS da Biblioteca Municipal de Aveiro (Edifício Fernando Távora, mesmo em frente ao centenário edifício dos Paços do Concelho Aveirense, no centro da cidade). A entrada é livre.

O livro assume um cariz autobiográfico, incidindo na correspondência quase diária que trocou com a sua noiva (hoje sua mulher) entre 1972 e 1975, enquanto esteve na Guerra Colonial em Angola. A editora é a prestigiada Colibri e a apresentação vai ser feita pelo Dr. Alberto Martins.

Eis um breve resumo da obra:

É uma obra autobiográfica e analítica assente numa vasta epistolografia, quase diária (mais de 1100 cartas e aerogramas), entre o autor e a sua noiva (hoje, sua mulher), desde outubro de 1972, quando foi incorporado no exército, a março de 1975, quando regressou da guerra em Angola. Muitas cartas e aerogramas estão reproduzidos no livro e os temas são o amor, a situação económica, social e política em Portugal e a guerra colonial com comentários enquadradores e bem assim a descrição de muitos factos, circunstâncias de guerra e locais por onde o autor foi passando, em Portugal e em Angola. O livro é também uma homenagem à mulher portuguesa (mães, irmãs, noivas, namoradas, madrinhas de guerra), pela sua incontornável importância no apoio aos jovens militares na guerra.
A capa do livro é a reprodução do original de um aerograma enviado de Angola pelo autor à sua mulher, no dia 26 de Abril de 1974. A obra contém também, reproduzidos, algumas fotos e documentos.

No livro, Esmoriz é muito naturalmente referenciada.


Créditos da Imagem: Diário de Aveiro