Assalto ao Capitólio
7 de Janeiro, 2021Manifestantes pró- Trump invadiram esta quarta-feira com violência o Capitólio, para interromper a cerimónia que confirmaria a vitória de Joe Biden.
Incitados pelo discurso do republicano, os seus apoiantes dirigiram-se ao edifício para impedirem a validação daquilo que consideraram “fraude eleitoral” que retirou o triunfo a Trump, não demorou que a confusão se espalhasse e os confrontos com a policia acontecessem.
Obrigados a intervir com gás lacrimogénio e a disparar para acalmar a confusão, uma mulher morreu após ter sido baleada no peito pela policia. Durante o “assalto ao capitólio”, Trump mostrava-se muito ativo no Twitter, insistindo nas “eleições roubadas”, os manifestantes passaram a polícia, arrombaram portas e treparam paredes, os senadores foram retirados da Câmara dos Representantes, que momentos depois foi tomada pelos manifestantes.
Joe Biden, declarou que” a nossa democracia está sob um assalto sem precedentes, é um assalto contra a cidadela da liberdade, o Capitólio em si. É um assalto contra os representantes do povo, contra a polícia do Capitólio que jurou protegê-los, contra os funcionários públicos que trabalham no coração da nossa república. É um assalto contra o Estado de direito como vimos poucas vezes”.
Quatro horas após o início dos incidentes, as autoridades declararam que o edifício do Capitólio estava em segurança.