Até sempre Casa Amarela!

3 de Janeiro, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

A célebre Casa Amarela em São João de Ovar, que motivou ao longo de décadas várias superstições e mitos sobre a possibilidade de estar assombrada e que até chegou a motivar uma visita do Bruxo de Fafe, está já a ser demolida e, nos próximos dias, passará a ser apenas uma memória de um passado.

Ao que parece, um novo projecto de restauração deverá nascer no lugar – nomeadamente, há quem refira que possa ser mais um estabelecimento da McDonald’s ou da Aldi e que o novo empreendimento pode vir a gerar cerca de 300 empregos.

Apesar do espaço ter motivado o interesse de crentes do espiritismo e investigadores do paranormal, a verdade é que nunca houve uma prova conclusiva ou palpável de que a moradia estava efectivamente assombrada e a lenda (narrada em baixo) em seu torno nunca foi verificada, podendo ter sido apenas um mito.

Ao desaparecer a Casa Amarela, também acaba por desaparecer um pouco do imaginário da comunidade vareira.


Lenda da Casa Amarela

Segundo a narrativa popular, uma família rica tinha uma filha única que, quando crescesse, seria a herdeira do legado patrimonial, e que começou, eventualmente, a namorar com um rapaz pobre. O pai da rapariga era contra o namoro entre os dois e num acto de raiva atirou-os para um poço que se situava no jardim e deixou-os morrer lá. Dias se passaram e o pai foi encontrado enforcado no poço, ao que parece tinha cometido suicídio. Desde então, muitos indagaram que a casa poderia estar assombrada por três entidades.