Atentados suicidas em Cabul provocam o pânico
26 de Agosto, 2021Na sequência de um alerta divulgado hoje pelas forças aliadas para a eventualidade de atentados terroristas em Cabul, a verdade é que o pior cenário confirmou-se há poucos momentos. Dois atentados suicidas provocaram o pânico na capital afegã.
O primeiro atentado aconteceu numa das entradas do aeroporto. Há, pelo menos, 60 mortes confirmadas e vários feridos. Há crianças que pereceram devido ao ataque. Doze militares norte-americanos terão falecido (há ainda mais 10 fuzileiros em estado grave) devido a este ataque.
Os 4 soldados portugueses destacados naquele país estão bem de saúde, segundo o Ministério da Defesa em Portugal.
O segundo atentado ocorreu nas imediações do hotel Baron, próximo do aeroporto, contudo não há dados oficiais sobre as consequências provocadas pelo mesmo.
Os talibans e o Ocidente apontam o dedo ao Estado Islâmico e a um dos seus braços armados existentes na região. Recorde-se que Talibans e Estado Islâmico são, entre si, inimigos declarados. Apesar de serem ambos grupos sunitas fundamentalistas, o Estado Islâmico tem acusado os talibans de apostasia e censuram o facto de os novos dirigentes afegãos terem negociado directamente com os EUA e o Ocidente, em vez de prosseguirem com a causa “jihadista”.
Ao todo, já foram retirados mais de 80 mil afegãos a partir do aeroporto de Cabul, contudo existe ainda muita gente por evacuar, e o prazo acordado entre os EUA/Nato e talibans finda no dia 31 de Agosto. Os recentes atentados terroristas provocarão ainda mais drama e tensão durante os próximos dias.
Créditos da Imagem: Regional Telegraph