“Aveiro: uma final entre dois históricos” (comunicado)

7 de Junho, 2025 Não Por A Voz de Esmoriz

Domingo, a partir das 17 h30, no Estádio Municipal de Aveiro, Espinho e Ovarense discutem a Taça “Professor José Valente Pinho Leão”

Dois históricos do futebol português disputam domingo, à tarde, no Estádio Municipal de Aveiro a final “Taça Professor José Valente Pinho Leão”. “Este é o segundo troféu mais importante da nossa associação e promete emocionar todos os amantes do futebol da região e do futebol”, avança José Neves Coelho, presidente da AF Aveiro.
O Espinho, onde passaram treinadores como Carlos Carvalhal, Vítor Pereira, Rui Quinta, Mário Morais, Fernando Caiado, Álvaro Carolino, Hernâni Gonçalves, Manuel José, Quinito, Carlos Garcia ou Amândio Barreiras, entre outros, e a Ovarense, onde José Mourinho iniciou o percurso profissional, como “olheiro” (agora observador), do saudoso Manuel Fernandes, em 1991/92, “chegam a esta final com histórias ricas e tradições centenárias, representando dois dos clubes mais emblemáticos do distrito de Aveiro”, acrescenta o dirigente que está nesta associação há 26 anos. “Esperamos que seja uma grande festa para o futebol aveirense. Estamos a organizar um evento como se fosse uma final da Taça de Portugal ou da Taça da Liga”, acrescenta o dirigente que lidera a AF Aveiro desde 2022.


Presidente do Espinho
“Paixão, garra e amor à camisola”

Fundado em 11 de novembro de 1914, o Espinho é “uma das mais prestigiadas instituições desportivas portuguesas”, sublinha Bernardo Gomes de Almeida. “Com mais de 110 anos de história, o nosso clube construiu um palmarés invejável que o coloca entre os grandes do desporto nacional”. Após o terceiro lugar na Divisão de Elite da AF Aveiro, a equipa de Tiago Leite vai agora, segundo o presidente dos tigres, “procurar dar uma alegria aos sócios e adeptos que darão mais uma demonstração de paixão, garra e amor à camisola”, que, na próxima época, terá, como um dos equipamentos alternativos, o azul, em vez do vermelho utilizado maioritariamente nos jogos em casa, em Nogueira da Regedoura (Santa Maria da Feira).

Momentos históricos

  • 11 presenças no escalão principal, com classificações meritórias como um sexto lugar em 1987/88. A última participação na então I Divisão foi em 1996/97. Sob a liderança de Ilídio Silva, presidente do clube, a equipa era comandada por Zinho (Celso Santiago Sousa) e, na parte final, por Edmundo Duarte.
  • 11 participações na II Liga
  • 66 na Taça de Portugal
  • 13 Campeonatos da AF Aveiro
  • Vencedor da Taça Ribeiro dos Reis em 1967
  • Campeão Nacional da II Divisão em 1991/92
  • Vencedor da Supertaça de Aveiro “AFA” 2016/2017


    Presidente da Ovarense:
    “Um jogo grande que seja alavanca para o retorno às provas nacionais”

    Presidente do clube fundado a 19 de dezembro de 2021, Emanuel Resende espera “um ambiente à altura de dignos históricos do futebol português e que seja o ponto de partida para que a Ovarense volte aos grandes palcos”, afirma o dirigente que lidera o clube desde 16 de dezembro de 2022, recordando as épocas em que a equipa militou no segundo escalão principal, dirigida por treinadores como Bruno Cardoso (já falecido), Manuel Tulipa, Eduardo Luís, Adelino Teixeira ou António Frasco,
    Após a equipa orientada pelo boliviano Christian Castillo, não atingir, em 2024/25, o objetivo de regressar aos Nacionais – na Divisão de Elite, ficou a quatro pontos, do Florgrade, que joga em Cortegaça (Ovar) –, Emanuel Resende, gestor de 40 anos, considera que a final de domingo “é um jogo grande para um clube empenhado em continuar a concretizar uma trajetória em ascensão nos últimos dois anos”. “Pelo passado de equipas que dignificaram o símbolo do nosso clube, que, por exemplo, competiram na II Liga, temos esperança que sirva de alavanca para o retorno às
    competições nacionais”, concluiu.

    Momentos Históricos
  • 11 presenças na II Liga (nos anos 90 e no princípio deste século)
  • 33 participações na Taça de Portugal
  • Campeão Nacional da II Divisão B em 1990/1991, o maior feito desportivo da sua história no futebol. A conquista deste troféu marcou uma época dourada para o clube, sendo assinalada pela Câmara Municipal de Ovar e celebrada por toda a comunidade vareira.
  • Nove títulos de campeão distrital da AF Aveiro


Informações práticas:

Bilheteira: abertura às 14h00
Abertura das Portas: 15h30

Porta E2: adeptos do Sporting de Espinho
Porta E8: adeptos da Ovarense
Fun Zone: abertura às 13h00 com atividades promocionais

Aveiro, 06 de junho de 2025

Nota de imprensa e foto da Associação Futebol de Aveiro