Balanço do Ano de 2021 em Esmoriz

1 de Janeiro, 2022 0 Por A Voz de Esmoriz

Balanço do Ano de 2021

O ano de 2021 chegou ao fim. Não vai deixar muitas saudades, exceptuando um ou outro momento que talvez mereça ser recordado. Apesar do progresso claro da vacinação, a imunidade de grupo não foi alcançada e a COVID-19 continua a condicionar a vida de todos, muito devido às suas sucessivas variantes altamente contagiosas que têm vindo a emergir.

É altura de prestar também homenagem à resiliência das famílias, comerciantes, empresários e trabalhadores que resistiram a mais um ano atípico que voltou a condicionar os negócios e rendimentos de todos.

Espera-se que 2022 seja verdadeiramente o ano de viragem, embora não tenha começado da forma mais promissora, atendendo ao número colossal de casos diários (apesar de haver menos casos graves susceptíveis de internamento hospitalar, muito devido aos efeitos das vacinas).

Em Esmoriz, essa realidade nefasta repercutiu-se inevitavelmente. Denotamos que houve fatalidades (pessoas que faleceram devido à COVID) e alguns encerramentos de negócios em 2020 e 2021. Não obstante tudo isso, é de enaltecer o empenho da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz que celebrou 90 anos de existência em 2021 e que esteve sempre na linha da frente no combate à pandemia. Foram uns verdadeiros heróis e merecem o reconhecimento dos cidadãos.

Mas nem tudo se pode resumir à pandemia e também houve boas notícias. O ano desportivo de 2021 assistiu à conquista da Taça da Federação Portuguesa de Voleibol por parte do Esmoriz Ginásio Clube que, na derradeira partida da “negra”, bateu o Sporting Clube de Portugal e regressou assim aos títulos oficiais ao nível dos seniores masculinos. Talvez este tenha sido o momento alto do ano. No futebol, o Sporting Clube de Esmoriz caiu nos quartos-de-final da prova derradeira da Associação de Futebol de Aveiro diante do CD Estarreja, após muito azar no desempate através das grandes penalidades. No taekwondo, o Clube Jovens D’Ouro alcançou algumas medalhas em opens realizados na Galiza (Espanha) e Bélgica. Por outro lado, a Turminha da Esperança continuou também a realizar os seus torneios de Petanca e os seus trajectos de bicicleta. O surf continua igualmente a dar cartas, sobretudo na época do Verão.

Na cultura, o Grupo de Teatro Renascer retomou o seu Festival Cultural de renome, embora num formato mais curto devido à conjuntura. O Imaginar do Gigante organizou o Festival Tan Tan Tann que voltou a ser um sucesso, os Arautos cumpriram a sua missão com a sua tradicional celebração de Natal, a Universidade Sénior de Esmoriz retomou as suas aulas e saraus lúdicos, o Grupo Coral de Esmoriz continuou a animar a cidade com concertos em locais emblemáticos e a Orquestra dos Bandolins de Esmoriz voltou a proporcionar mais uma excelente edição do Comcordas no Centro de Arte de Ovar.

No prisma religioso, a Paróquia de Santa Maria de Esmoriz estreou a rubrica “Conversa com o Abade”, organizou iniciativas solidárias, projectou o sonho de reabilitação da Igreja Matriz e zona envolvente, e tem estado bastante activa na vertente comunicacional, procurando uma maior aproximação à comunidade. Por seu turno, os Escuteiros de Esmoriz continuam a ter uma participação cívica benéfica para as camadas mais jovens.

Na vertente assistencial, entidades como o Centro Comunitário de Esmoriz, a Mutualidade de Santa Maria de Esmoriz, o Centro de Assistência Social de Esmoriz, a Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda e a Comissão Social de Freguesia continuaram o seu trabalho social em 2021, auxiliando famílias vulneráveis e abraçando causas nobres.

O ano foi igualmente marcado pelas eleições autárquicas com António Sá (PSD) a sair vitorioso com maioria absoluta, sucedendo a António Bebiano que é agora vereador municipal. Carlos Jorge Ferreira (PS) melhorou o resultado dos socialistas e Sílvio Graça (Movimento 2030) conseguiu também ser eleito. A Assembleia de Freguesia é agora liderada por Carla Madureira, deputada da nação, que sucede a Carla Mesquita. No concelho de Ovar, Salvador Malheiro e Pedro Braga da Cruz (ambos do PSD) voltaram a repetir vitórias esclarecedoras para o executivo e assembleia municipais respectivamente. A Junta de Freguesia de Esmoriz lançou ainda, no final deste ano de 2021, o seu novo site que conta com a disponibilização de um balcão digital para que os cidadãos possam fazer requerimentos.

Por sua vez, o Parque de Campismo de Esmoriz continua a evidenciar uma forte vitalidade, mantendo uma adesão considerável de campistas e motivando a realização de alguns eventos culturais.

O que esperar de 2022?

Não é fácil prever o que nos espera em 2022 e claro que este exercício de futurologia vale o que vale – é sempre um raciocínio subjectivo.

O processo de vacinação enfraqueceu a capacidade mortal da pandemia, e essa foi praticamente a única boa notícia de 2021 no que diz respeito ao tema de combate a este vírus. No entanto, a vacinação não impede o contágio, e os números de infectados continuam elevados. 2022 é ainda um ano imprevisível, contudo infelizmente, receamos que ainda possa não ser o ano da viragem como todos desejamos. A imunidade de grupo está longe de ser uma realidade consumada, e enquanto a vacinação nos países mais pobres não avançar ao ritmo como devia, as variantes e as mutações do vírus são inevitáveis. Espera-se pois um ano difícil, embora com uma tendência para algumas melhorias no plano económico – isto é, acreditamos que não voltarão a acontecer confinamentos rigorosos como se verificaram no passado. No dia 30 de Janeiro, teremos eleições legislativas, mas tudo aponta para que não ocorram maiorias absolutas e os compromissos políticos, a existirem, assentarão em bases vulneráveis ou frágeis.

Em Esmoriz, a pandemia continuará a condicionar a vida da comunidade e todos os cidadãos devem agir de forma prudente e cautelosa. No entanto, é necessário que a população continue a apoiar a restauração e o comércio locais. É fundamental investir cá dentro, seja na cidade de Esmoriz ou no concelho de Ovar.

No desporto, o Esmoriz Ginásio Clube continuará no comboio das equipas de topo do Campeonato Nacional de Voleibol, reforçando o estatuto competitivo que já estava a ser consolidado nos últimos anos. No Futebol, o Sporting Clube de Esmoriz tem uma tarefa delicada para evitar terminar num dos dois últimos lugares da Zona Norte do Campeonato SABSEG, cenário que obrigaria à disputa da Série dos Últimos, juntamente com os dois últimos classificados da Zona Sul. A manutenção é um objectivo alcançável, seja na fase regular ou até na série derradeira, contudo a equipa agora comandada pelo técnico João Gomes terá de reagir atempadamente dentro das quatro linhas.

As associações da cidade continuarão a realizar a sua vida social e cultural, embora condicionadas ainda pela conjuntura pandémica. Serão autênticas forças vivas que valorizarão novamente os seus pergaminhos cívicos e que até então muito têm oferecido à sua comunidade, mesmo dispondo de meios limitados.

Em termos urbanísticos, espera-se a intervenção em mais ruas e claro, enquanto o sonho de requalificação do Esmoriztur continua a ser aflorado. O sonho dos regressos do Arraial da Barrinha e das Festas Religiosas à cidade são também possibilidades em cima da mesa, mas novamente tudo será ditado pelas condições oferecidas por cada contexto e sua evolução específica.

2022 vai continuar a ser um ano desafiante não só para a comunidade de Esmoriz, mas também para o mundo inteiro.

Valores como a prudência, a fraternidade, a solidariedade e a resiliência serão determinantes para superarmos com sucesso o ano que agora principia.


Créditos da Imagem: Mapio.net