Barcelona vence La Liga

15 de Maio, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

Neste passado Domingo, o Barcelona foi ao estádio do Espanhol vencer por 4-2, carimbando a conquista do seu 27º campeonato espanhol (só o Real Madrid tem mais – 35 La Ligas). Para os blaugrana, acabou o jejum que já perdurava desde 2019 (nos últimos três anos, Real Madrid vencera duas vezes, enquanto o Atlético de Madrid ganhara a outra liga). A equipa comandada pelo antigo médio lendário Xavi fez um campeonato irrepreensível, tendo assumido a liderança isolada da prova a partir de Janeiro para nunca mais a largar.

O goleador polaco Robert Lewandowski bisou na partida diante do Espanhol e elevou a sua marca pessoal para 21 golos na La Liga. Nada mau para o antigo bola de ouro que já conta com 34 anos de idade. Alejandro Balde e Jules Koundé ajudaram a confirmar o triunfo do Barcelona com os seus golos. Para a equipa da casa – o Espanhol, marcaram nos últimos 20 minutos, Javi Puado e Joselu, de forma a minimizar os números da derrota.

No final da partida, confirmou-se o triunfo do Barcelona por 4-2 no terrenho do Espanhol. No entanto, quando os blaugrana começaram a fazer a festa no relvado, os adeptos do Espanhol (equipa que milita também em Barcelona e que mantém rivalidade com o clube mais emblemático da cidade) decidiram invadir o campo e obrigar os novos campeões a fugirem para os balneários, não havendo qualquer lugar para o fair-play. Realmente, as guardas de honra aos campeões é uma cultura visível em Inglaterra e no Norte da Europa, mas que infelizmente não tem ainda repercussões nos países mediterrânicos.

A reconstrução do plantel por parte do presidente Joan Laporta foi amplamente criticada no verão passado devido à perigosa situação financeira do clube, e ainda a suspeita, que surgiu ao longo da época, de o Barcelona ter alegadamente pago a um ex-árbitro (“caso Negreira”) que assumiu a vice-presidência do Comité Técnico de Árbitros em épocas da década anterior, poderia ter sentenciado mais uma época ao fiasco, mas a verdade é que os culés conquistaram a Supertaça de Espanha e o Campeonato Espanhol (a quatro jornadas do fim), apesar da eliminação precoce na Liga dos Campeões.

Xavi, treinador do FC Barcelona, demonstrou muita esperança no futuro, frisou que o clube está no caminho certo, e atribuiu o mérito, por absoluto, à sua equipa que realizou um grande trabalho ao longo da temporada.

Créditos da Imagem: Página Oficial do Barcelona nas redes sociais

A rubrica “Ronda pelas Grandes Ligas Europeias” terá uma difusão semanal (será publicada uma vez a cada fim de semana), acompanhando em particular as novidades de um jogo das principais ligas europeias.