Barra travou o sonho das meias-finais

13 de Junho, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

Neste Domingo, dia 13 de Junho, disputavam-se os jogos dos quartos-de-final do Campeonato Sabseg. As equipas que haviam vencido os seus grupos tiveram o privilégio de jogarem as partidas a uma mão em sua própria casa (apenas as meias-finais e a final se realizarão em redutos neutros). Dentro deste contexto, o Clube Desportivo de Estarreja, vencedor do Grupo C, receberia no Estádio Doutor Tavares da Silva o Sporting Clube de Esmoriz, segundo classificado do Grupo D.

A equipa da casa orientada por Rui Valente apresentou o seguinte onze: João Oliveira; João Pinho, Nuno Cruz, Resende, Fazenda; Ricardinho, Carlitos, Bruno Furtado, Temudo; Sacra e Eduard Espinoza.

Por seu turno, o Sporting Clube de Esmoriz, comandado por Gabriel Silva, escalou a seguinte formação: Ricardo Morais; Daniel Oliveira, Ibrahim, Mustapha, Valente; Adebayo, Tiago Oliveira, Genilson Júnior, Luís Soares; André Pinhal e Edu Ferreira.

O jogo não teve propriamente grandes oportunidades de golo. Houve muita agressividade e disputas de bolas constantes a meio-campo, além de algum nervosismo de ambas as turmas que, por outro lado, procuraram em várias partes do jogo adoptar uma estratégia mais cautelosa.

Nos primeiros 20 minutos da partida, o Sporting Clube de Esmoriz até entrou melhor e tentou alguns remates de longe, mas a primeira parte não teve muita história para contar. As equipas acabaram por se encaixar e as individualidades tardavam em aparecer.

Na segunda parte, a partida melhorou alguma coisa em termos de rendimento, e finalmente, surgiram as grandes oportunidades, embora ainda que tivessem sido poucas no cômputo geral. Logo no reinício, o avançado do CD Estarreja, Ricardinho, aparece bem em zona de finalização e atira a bola por cima. No final da segunda parte, já além dos 80 minutos, o Sporting Clube de Esmoriz teve também uma boa chance com Hugo Montenegro, acabado de entrar, a rematar de forma colocada, obrigando o guardião do CD Estarreja, João Oliveira, a desviar com uma mão a trajectória da bola que levava selo de golo iminente.

O árbitro daria mais quatro minutos de compensação, pelo que as decisões acabariam por ser logo remetidas para as grandes penalidades (não há lugar a prolongamento nesta prova da Associação de Futebol de Aveiro). Pode-se afirmar que o resultado de 0-0 era justo porque espelha as poucas oportunidades de golo durante o jogo.

No momento fatídico dos penaltis, o Sporting Clube de Esmoriz até começou bem. Ricardo Morais tinha defendido uma grande penalidade, e quando chegava a fase do quinto penalti, bastava ao Sporting Clube de Esmoriz concretizar com sucesso o lance para carimbar a passagem às meias-finais, mas o atleta encarregado de tal missão teve azar e enviou a bola à trave, fazendo permanecer o 4-4. Depois ambas as equipas concretizariam os dois penaltis seguintes com sucesso, contudo o SC Esmoriz falharia o 7-7 com João Oliveira a defender a bola para êxtase da equipa da casa que, apesar da boa temporada realizada até então, teve assim muitas dificuldades para eliminar a equipa da Barrinha (venceram assim por 7-6 nos penaltis).

O CD Estarreja vai defrontar agora nas meias-finais o GD Alvarenga, enquanto que o União de Lamas jogará com o Canedo FC.

Quanto ao Sporting Clube de Esmoriz, a temporada terminou oficialmente hoje. Para trás, fica uma campanha positiva e digna que, em abono da verdade, foi muito condicionada pela conjuntura pandémica. Acreditamos que o clube poderá regressar mais forte na próxima época, com o objectivo de fazerem parte do top-5 da prova e, quem sabe, até lutarem pelo sonho de uma eventual promoção ao Campeonato de Portugal.

A Rádio, o Jornal e a Site A Voz de Esmoriz acompanharam muitos dos jogos do Sporting Clube de Esmoriz ao longo da temporada. Também as crónicas do nosso correspondente Armando Folha ajudaram a dar visibilidade aos feitos desportivos do clube a cada jornada. Eles trouxeram muita informação aos ouvintes e leitores.

Créditos da Imagem: Armando Folha