Barrinha avança para nova fase de despoluição

5 de Julho, 2021 1 Por A Voz de Esmoriz

No final da manhã desta segunda-feira, e após as celebrações oficiais do aniversário da Cidade de Esmoriz, decorreria uma visita à empreitada de introdução dos novos espaços de acolhimento e recepção aos visitantes, ao longo dos passadiços da Barrinha de Esmoriz ou Lagoa de Paramos. Um investimento orçado em cerca de 150 mil euros que visava proporcionar a implementação de mais espaços de lazer, oferecendo mais comodidade e qualidade de vida a todos que procurem usufruir do contacto próximo com a natureza oferecido por aquele sítio ambiental.

No entanto, a grande notícia foi, sem dúvida, o anúncio do Conselho de Administração da Polis Litoral Ria de Aveiro que decidiu lançar um novo concurso para o projecto de remoção complementar de sedimentos ou resíduos, o que irá permitir uma despoluição mais eficaz da Barrinha de Esmoriz ou Lagoa de Paramos. Apesar de os principais representantes terem conhecimento da eventual existência de algumas fontes poluentes, acreditam que o cenário de poluição já não é tão expressivo como acontecia há algumas décadas, pelo que estão confiantes no impacto positivo do empreendimento que procurará dotar as águas da lagoa de uma maior limpidez.

Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, demonstrou a sua profunda satisfação por ver o sucesso da implementação dos passadiços que são utilizados já por inúmeros visitantes, e frisou que o foco da despoluição nunca foi esquecido e que este novo concurso nasceu de um diálogo construtivo e permanente.

Além do edil de Ovar, também é de registar as presenças de José Carlos Pimenta Machado (Presidente da Sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro), Ribau Esteves (Presidente da CIRA – Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro), Pinto Moreira (Presidente da Câmara Municipal de Espinho), António Bebiano (Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz), Manuel Dias (Presidente da Junta de Freguesia de Paramos), entre outros.

Créditos da Imagem: CMO