Barrinha Comedy cumpriu missão de fazer rir com o melhor do humor nacional e de ajudar os bombeiros

9 de Novembro, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

Mais de mil pessoas estiveram presentes, nesta passada sexta-feira à noite, na Arena de Ovar para assistir à II edição do Barrinha Comedy, espectáculo solidário organizado pelos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, com as verbas angariadas a reverterem em prol da associação humanitária.

O evento começou com música ambiente criteriosamente colocada pelo dj Sandro Amaral (“Sons of the Beaches”), mas pouco tempo depois das 22 horas, teve o início o espectáculo de stand up comedy. A apresentação esteve a cargo de Joca que, sempre bem disposto e na brincadeira, principiou por referir que “faz hoje comédia porque a namorada deixou”, mas que, naquele evento, havia dois propósitos a cumprir: “rir e ajudar os bombeiros”. E ambas as missões foram concretizadas com êxito total.

Fernando Rocha, Miguel 7 Estacas, Joel Ricardo Santos e João Dantas encantaram a plateia que se rendeu aos seus talentos infindáveis para o humor. Cada um fez o seu próprio show, sendo seguido de outro.

Miguel 7 Estacas foi o primeiro a entrar em palco que brincou com várias situações do dia-a-dia e que brilhou, no espectáculo, quando decidiu encarnar a personagem de um bombeiro que fez alguma sátira sobre a realidade diária árdua vivida pelo soldado da paz, abordando a falta de meios (por exemplo, em jeito de brincadeira, refere mesmo “se ligarmos para o antigo número, o 115, vêm as ambulâncias antigas” ou “na corporação onde trabalho, não há falta de meios: há um comandante meio tonto, há depois outro que é meio-burro”, e também se divertiu a imitar os desfiles de fanfarra, narrando as peripécias mais inusitadas.

Joel Ricardo Santos divertiu-se um pouco com a situação das namoradas que decidem ir viver para casa dos homens, sendo que, muitas vezes, elas vão perdendo o encanto inicial e depois os namorados acabam por nem sequer fazerem o amor com elas, tornando os relacionamentos obsoletos e desprovidos de desejo. Brincou assim com os relacionamentos. Também fez humor em torno dos sotaques e dialectos portugueses. Confidenciou ainda na brincadeira que quando ia à missa, gostava de ir para o pé de uma mulher jeitosa porque quando o padre dizia “saudai-vos na paz de Cristo”, ganhava assim um beijo dela, mas o problema é que às vezes poderiam surgir também mulheres de idade, já com quase um bigode perto da boca, a quererem intrometer-se na troca de beijos, nesse momento da eucaristia.

João Dantas interagiu rapidamente com a plateia, brincando também com os relacionamentos e a sua duração, tendo testado o público através de perguntas bem definidas. Recordou ainda que quando era pequenino e começava a chover, muitas vezes, a sua avó o alertava “Joãozinho, está a chover, são lágrimas de Deus – que asneiras andaste a fazer?”, e claro, na altura, o menino ficava atormentado pelo que poderia ter feito, mas quando cresceu, decidiu levar a avó até à Serra de Estrela para ela ver o cair da neve, e depois em jeito de brincadeira, questionou a avó: “o que é que Deus anda a fazer para atirar com estas bolas de granizo todas?”.

Fernando Rocha foi o último a entrar em palco. Considerado por muitos como o maior humorista português da actualidade, a estrela natural de Rio Tinto tem uma ligação especial a Esmoriz porque foi aqui onde gravou um dos seus primeiros dvd’s que teve enorme êxito. Começou por encarar o público – “Xi… Tanta gente! Se fosse para trabalhar, não aparecia ninguém” e disse que todo o público “adora uma boa cusquice”. Brincou com o panorama internacional, com as loiras (e a sua alegada conotação com a falta de inteligência) e até com as sogras (nomeadamente com esta tirada anedótica fantástica – “eu até lhe fazia uma estátua no jardim, mas ela não engole o cimento”). Também trouxe ao palco os personagens hilariantes Rosa Peixeira e o Tone para abordar os temas do casamento e da infidelidade. Fez ainda sátira fantástica em torno de Puff Daddy, rapper norte-americano, promotor de talentos e de festas luxuosas insólitas, com polémico envolvimento sexual, para as elites americanas.

O evento terminaria depois da uma hora da manhã com uma selfie dos humoristas, enquanto a plateia ao longe acenava com as luzes dos telemóveis. Foi uma noite cheia de histórias do arco da velha, piadas, anedotas e brincadeiras com o público. O feedback recolhido foi bastante positivo até porque estiveram os melhores desta arte que é o humor nacional.

Recorde-se que todos os humoristas – Fernando Rocha, Miguel 7 Estacas, João Dantas e Joel Ricardo Santos estiveram previamente em pequenas entrevistas telefónicas junto rádio Voz de Esmoriz, em jeito de antevisão deste mega-evento e também dos projectos profissionais actuais que têm vindo a desenvolver nos últimos tempos.


Não perca mais detalhes na próxima edição do Jornal A Voz de Esmoriz