Base Aérea de Maceda organizou Open Day que atraiu dezenas de milhares de pessoas

15 de Julho, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

A Base Aérea nº 8 (Maceda – Ovar) proporcionou o seu “Open Day” no passado dia 14 de Julho (um domingo). A iniciativa da Força Aérea de Portuguesa mobilizou dezenas de milhares de pessoas (ao todo mais de 32 mil) que quiseram conhecer a base militar bem como as multifacetadas actividades que foram proporcionadas naquele dia.

Efectivamente, houve uma variedade de eventos que ali decorreram e que atraíram multidões – demonstração de helicópteros “Black Hawk” e “Koala” e de caças “F-16”, exposição de aeromodelos, aeronaves e até de carros clássicos (das décadas de 40, 50, 60, 70), baptismos de voos (muitos foram aqueles que procuraram ir a bordo e fazer uma viagem de avião; na verdade, as pessoas se aglomeravam junto ao placar que anunciava os resultados para ver se tinham sido premiadas pelo sorteio que permitiria essa experiência), demonstrações cinotécnicas (com os cães a serem treinados e orientados pelos militares para ultrapassarem uma pista de obstáculos e a reagirem em casos de resistência por parte de vilões), actividades de socorro e simuladores de voo.

Além de tudo isso, foi ainda proporcionada uma zona para as crianças, repleta de insufláveis e jogos, e nas imediações, um espaço contíguo (“Street Food”) para a gastronomia com espaços a servirem as mais diversas ementas e bebidas aos inúmeros visitantes.

O Centro Comunitário de Esmoriz também esteve presente com um stand, onde recolheu vários bens alimentares deixados pelos visitantes, havendo assim uma causa nobre associada a este prestigiado evento.

A rádio Voz de Esmoriz, por intermédio dos seus repórteres José Carlos Reis e Professor Manuel José, esteve igualmente em reportagem ouvindo as intervenções de Daniel Gregório, alto responsável militar pela área da Cinotécnica, Capitão Cruz da Esquadra 551 Pantera, Bruno Melo, um dos responsáveis pelo secretariado na Força Aérea, Susana Teixeira, comandante de manutenção da Esquadra 551, Carla Ribeiro, enfermeira do Centro de Saúde da Base Aérea n° 8 (já com uma experiência no hospital de Cabul no Afeganistão), José Maciel, comandante da Esquadra de Abastecimento da Base Aérea n°8 e João Fraga, chefe da secção eléctrica da Esquadra de Manutenção. Realçamos aqui o trabalho da jornalista da Força Aérea Vanessa Novais.

O balanço do evento só pode ser bastante positivo. Além de se divulgarem as carreiras/modalidades e o próprio trabalho realizado pela Força Aérea Portuguesa em prol da sociedade, os participantes tiveram a possibilidade de adquirirem diversos ensinamentos através de uma forma lúdica e interactiva. O “Open Day” da Força Aérea Portuguesa na Base Aérea nº 8 (Maceda – Ovar) tem evoluído ano após ano, algo que deve merecer o reconhecimento de todos.