Bayern de Munique vence título, aproveitando escorregadela do Dortmund
27 de Maio, 2023O Bayern de Munique conquistou pela 11ª vez seguida a Bundesliga (refira-se que foi o 33º campeonato da sua história), reforçando a estatística-recorde nas grandes ligas europeias que poderia ter sido hoje quebrada, contudo o Borússia de Dortmund não conseguiu vencer o Mainz (empate a 2) e isso permitiu aos bávaros voltarem a fazer a festa.
Segundo nos relata o MaisFutebol, a primeira parte foi dramática para o Borussia, que ficou em desvantagem aos 15 minutos com um golo de Hanche-Olsen. Pouco depois, Haller teve uma ocasião soberana para o empate, mas viu Dahmen defender uma grande penalidade. Pouco depois, Onisiwo acentuou os problemas do Dortmund, com o segundo golo do Mainz, ao minuto 24. Na segunda parte, já depois de algumas alterações, o Borussia reduziu pelo internacional português Raphael Guerreiro, aos 69 minutos, na sequência de uma boa combinação com Reyna. Nos cinco minutos de tempo de compensação, Haller teve um golo anulado aos 90+4m, mas Niklas Sule ainda empatou a dois golos, aos 90+6m,. O Dortmund ainda conseguiu, depois, colocar uma última bola na área contrária à procura do 3-2, mas não conseguiu e acabou a tarde com grande desilusão. O Dortmund tinha mesmo que vencer a partida, mas assim não aconteceu.
Por sua vez, o Bayern de Munique venceu por 2-1 no reduto do Colónia, mas também não teve uma partida fácil pela frente. Aos 8 minutos, Coman adiantou os bávaros. Ljubicic empatou de penalti aos 81 minutos, mas a equipa de Munique não deitou a toalha ao chão e marcou aos 89 minutos por Musiala e o delírio apoderou-se dos adeptos que apoiavam a equipa orientada por Thomas Tuchel que recuperou assim da desvantagem pontual depois da derrota caseira inesperada sofrida recentemente contra o Leipzig.
O Bayern sagrou-se campeão em igualdade pontual com o Borússia de Dortmund (71 pontos, mas com a diferença de golos favorável aos bávaros). Leipzig fechou o pódio na terceira posição com 66 pontos. Os restantes “lugares europeus” foram ocupados por União de Berlim (4º), Friburgo (5º) e Leverkusen (6º).
Créditos da Imagem: Toronto Star
A rubrica “Ronda pelas Grandes Ligas Europeias” terá uma difusão semanal (será publicada uma vez a cada fim de semana), acompanhando em particular as novidades de um jogo das principais ligas europeias.