Bélgica junta-se à Itália nos oitavos
17 de Junho, 2021Nesta passada quarta-feira, a Itália foi a primeira selecção a apurar-se para a fase seguinte do Euro 2020, após derrotar a Suíça por 3-0. Mas também nesta quinta-feira, a Bélgica ultrapassou uma Dinamarca que, mesmo sem Christian Eriksen (jogador que perdeu os sentidos, mas que felizmente tem vindo a recuperar), foi um osso duro de roer.
Efectivamente, a Dinamarca entrou melhor e, ainda não tinham sido contabilizados dois minutos de jogo, quando Pierre-Emile Højbjerg serviu Yussuf Poulsen, tendo este feito um remate certeiro, abrindo o marcador para a equipa que jogava praticamente em casa, isto é, em Copenhaga.
Aos 10 minutos, e de acordo com o site da UEFA, viveu-se um momento único. Após os jogadores terem atirado a bola para fora, adeptos nórdicos e belgas lançaram-se numa vaga de aplausos para Christian Eriksen, demonstrando que uma vida humana é mais importante que qualquer outra coisa. Um gesto bonito que vale a pena rever.
Voltando ao jogo, os dinamarqueses continuaram a incomodar Courtois e a defesa belga. Aliás, durante a primeira parte, pode-se afirmar que a selecção nórdica estava a ser claramente superior.
No entanto, o intervalo fez bem à Bélgica que necessitava de se reencontrar. De Bruyne, extremo do Manchester City, foi lançado no jogo, e “les diables rouges” ganharam outro fulgor e criatividade. Aos 55 minutos, empatariam mesmo o jogo com De Bruyne a assistir Thorgan Hazard que finalizou com sucesso.
Aos 70 minutos, e na sequência de uma boa jogada ofensiva, De Bruyne com um remate fulminante fez o 2-1 favorável aos belgas. A Dinamarca ainda reagiu, tendo chegado a mandar uma bola à trave, mas os belgas conseguiriam segurar a vantagem, somando agora seis pontos e tendo já a próxima fase garantida.
Nota Adicional – A Holanda está, neste momento, a vencer a Áustria por 1-0 (golo de Memphis Depay de grande penalidade aos 10 minutos). Em caso de triunfo, também a “Laranja Mecânica” seguirá para os quartos-de-final.