Bem Lérias e Ana Rui Monteiro galardoadas com as Medalhas de Mérito da Cidade; Muitas Distinções na Área do Desporto

6 de Julho, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

No âmbito da Sessão Solene das celebrações de 31º Aniversário da Cidade de Esmoriz que teve lugar neste sábado à tarde, a Junta de Freguesia de Esmoriz decidiu atribuir duas Medalhas de Mérito da Cidade. As mesmas viriam a condecorar Maria Adelaide Bem Lérias e Ana Rui Monteiro, ambas naturais de Esmoriz.

Maria Adelaide Bem Lérias, artista plástica, tem vindo a destacar-se com vários trabalhos nas áreas da pintura, cerâmica e azulejaria. A sua sensibilidade artística, a sua humildade enquanto ser humano e a sua predisposição em colaborar com a comunidade, muitas vezes, de forma inteiramente voluntária, permite que assim se possam valorizar as raízes do seu povo. Recorde-se que muitos dos trabalhos desta artista remetem-nos para as principais tradições da cidade – a Arte Xávega, a Pesca, a Tanoaria, a Praia, etc.

Por seu turno, Ana Rui Monteiro também foi merecedora da alta distinção da cidade. A atleta esmorizense, formada no Esmoriz Ginásio Clube, e hoje atleta de vólei do FC Porto (onde foi campeã nacional), ajudou a Selecção Portuguesa de Voleibol Feminino a conquistar a European Silver League e a ascender à European Golden League, o que foi um feito inédito para o voleibol nacional.

Destaque ainda para vários louvores e diplomas que foram entregues a outros atletas ou equipas da cidade: Gonçalo Sousa (atleta formado pelo Esmoriz Ginásio Clube que conquistou a Taça de Portugal ao serviço do Sporting Clube de Portugal), Beatriz Pinheiro (feitos no vólei de praia), Ana Rui Monteiro e Bruna Guedes (ambas campeãs nacionais ao serviço do FC Porto em voleibol feminino), equipa de juvenis do Esmoriz Ginásio Clube (pela vitória no campeonato nacional), formações dos cadetes masculinos, cadetes femininos, juniores masculinos e juniores femininos dos Jovens D’Ouro (pela conquista de campeonatos regionais e nacionais de taekwondo; foram ainda distinguidos vários atletas desta associação de forma individual), Alexis Silva (pelas proezas na canoagem), Simão Costa (com bom registo no ranking de danças latinas), benjamins A (sub-11) e iniciados (sub-15) do Sporting Clube de Esmoriz (pelo triunfo em provas distritais). Houve ainda distinções no âmbito do desporto escolar.