Besiktas de Fernando Santos com tarde para esquecer

21 de Janeiro, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

Não correu nada bem o regresso de Fernando Santos ao comando técnico de clubes, depois do êxito ao serviço da Selecção Portuguesa (venceu o Euro 2016 e a Liga das Nações em 2019) e do fracasso enquanto responsável pela Selecção da Polónia.

O técnico português tinha sido convidado, muito recentemente, a assumir o Besiktas, actual quarto classificado da Superliga Turca, que já se encontra praticamente arredado da luta pelo título, mas que ambiciona, pelo menos, o terceiro lugar (dá acesso à Liga Europa) ou, na pior das hipóteses, o quarto lugar (último lugar que dá acesso às competições europeias e que, neste caso, permite a participação na Liga Conferência).

No entanto, neste passado sábado, o Besiktas, já com Fernando Santos ao leme, perdeu por 4-0 no reduto do Pendikspor, actual penúltimo classificado, o qual é também orientado por um técnico português – Ivo Vieira. Uma goleada inesperada mas que confirma o mau momento da equipa de Istambul.

Umut Nayir inaugurou o marcador para a equipa da casa aos 4 minutos, resultado que se manteve até perto do fim da partida. Na verdade, a recta final foi um verdadeiro inferno para o Besiktas, que sofreu três golos em pouco mais de dez minutos. Akbunar fez o 2-0 aos 70 minutos, Thiam assinou o terceiro aos 74 minutos e, aos 82 minutos, Nuno Sequeira (ex-SC Braga) assinou o 4-0, após um cruzamento-remate.

O Besiktas sofre assim uma estrondosa derrota no regresso do Fernando Santos (o qual logicamente ainda não teve tempo suficiente para implementar as suas ideias e filosofia de jogo) e mantém-se na quarta posição com 35 pontos. Falhou a oportunidade de ultrapassar provisoriamente o Trabzonspor que tinha 37 pontos e se encontra na terceira posição. O campeonato turco irá ser disputado taco a taco por Fenerbahce e Galatasaray, primeiro e segundo classificados, com 53 e 51 pontos respectivamente.


Créditos da Imagem: CNN Turk

A rubrica “Ronda pelas Grandes Ligas Europeias” terá uma difusão semanal (será publicada uma vez a cada fim de semana), acompanhando em particular as novidades de um jogo das principais ligas europeias.