Biblioteca de Ílhavo com Leituras orientadas para a Sustentabilidade 

13 de Janeiro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

Em 2023, a Biblioteca Municipal de Ílhavo apresenta à Comunidade de Leitores leituras e partilhas orientadas para 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. 

Com o lema “Transformar o nosso mundo, não deixar ninguém para trás”, esta proposta é baseada na Agenda 2030 que aborda o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, económica e ambiental e promove a paz, a justiça e instituições eficazes.

A primeira sessão “Leituras que nos façam crescer” está agendada para o dia 26 de janeiro, às 21h, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, e tem como mote o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – “Educação de Qualidade”, que visa garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Após as experiências e partilhas de leitura, os participantes são convidados a experimentar um petisco gastronómico criado pela CERCIAV – Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Aveiro. 

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia para o endereço de correio eletrónico: biblioteca_municipal@cm-ilhavo.pt. 

Calendário: 

23 de fevereiro I “(In)justiças” – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 – “Paz, Justiça e Instituições eficazes” 

30 de março I “Mulheres Inspiradoras” – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 – “Igualdade de Género” 

27 de abril I “Ler as Desigualdades Sociais” – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10 – “Reduzir as Desigualdades” 

25 de maio I “Trabalho Digno para Todos” – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8 – “Trabalho Digno e Crescimento Económico” 

29 de junho I “De Tendas a Palácios: sentimento de Comunidade” – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 – “Cidades e Comunidades Sustentáveis” 

27 de julho I “Nas mãos da Natureza” – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 – “Ação Climática” 

26 de outubro I “Pobreza: à procura do Fim” – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 1 – “Erradicar a Pobreza” 

30 de novembro I “Histórias com Mar Dentro” – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 – “Proteger a Vida Marítima” 

28 de dezembro I “Páginas que Alimentam” – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 – “Erradicar a Fome”