Bombeiros Voluntários de Esmoriz celebram 90 anos de existência
26 de Abril, 2021Foi a 26 de Abril de 1931 que nasceria a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz. Desde o seu advento repartido por diversas instalações (como por exemplo, a dos Castanheiros que foi, imagine-se, o 6º quartel da história da entidade) até ao actual quartel moderno sito na Avenida dos Correios, a corporação tem uma história muito valiosa para contar – e valiosa, não quer dizer tanto do ponto de vista material (embora tenha havido um crescimento estrutural sólido nas últimas décadas), mas sobretudo pela forma como servem as comunidades da região e do país, de uma forma afincada e humanista, acudindo ricos e pobres, sem fazer distinção, porque todas as almas contam. Os bombeiros são gente de bem e preocupam-se com a segurança de todos aqueles que os rodeiam. Combatem incêndios infernais, ajudam a transportar doentes, acodem a sinistrados e, muitas vezes, colocam as suas vidas em risco, quando poderiam estar no conforto junto das suas famílias. Não nos podemos esquecer da sua “alma gigante” sobretudo nas conjunturas mais adversas, como aquela que enfrentamos na actualidade.
Os Bombeiros Voluntários de Esmoriz já salvaram imensas vidas e evitaram que muitos lares fossem assim destruídos por causa de acidentes ou azares, dos quais ninguém está livre. Sacrificando-se em prol dos outros, os nossos soldados da paz seguem um “lema nobre” e fazem a diferença no dia-a-dia de todos nós.
Não há palavras de gratidão possíveis para o trabalho incansável e insubstituível que consagram à causa pública.
Durante o dia de hoje, decorreram na corporação alguns actos tradicionais com o intuito de assinalar o 90º aniversário, nomeadamente a alvorada de 21 morteiros, o hastear das bandeiras bem como o desfile da fanfarra. A conjuntura pandémica evitou, uma vez mais, qualquer cenário festivo, embora se tratasse apenas da habitual cerimónia de abertura.
Efectivamente, as comemorações oficiais deverão prolongar-se durante um ano com especial destaque para o dia 16 de Maio que terá uma agenda mais preenchida dentro daquilo que era habitual porém adaptada à nova normalidade.
Partilhamos por fim as mensagens dedicadas nas redes sociais por parte de algumas individualidades ou instituições do concelho:
Fernando Cardoso – Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz
“90º aniversário da AHBVE
Confirmada a anexação de Esmoriz, Cortegaça e Maceda ao concelho de Ovar por decreto de D.Luís I, em 2 de maio e 21 de junho de 1879.
Até 1855 a Costa de Espinho pertencia à freguesia de Ovar, passando por Decreto de 24 de outubro desse ano a fazer parte da freguesia de Anta, Concelho da Feira. Em 23 de maio de 1889 foi criada a Paróquia de Espinho, tendo o decreto-lei de 30 de dezembro de 1890, publicado no diário do Governo de 5 de janeiro de 1891, determinado a criação da freguesia civil. A criação do novo concelho, com uma única freguesia, surgiu dez anos depois, em 1899, com o decreto-lei de 17 de agosto, que concretizou as pretensões da população.
Em 11 de outubro de 1926, e por força do Decreto-Lei n.º 12437 de 1 de outubro de 1926, publicado pelo Governo Provisório chefiado pelo general Óscar Carmona, concretizou-se o alargamento do concelho às freguesias de ESMORIZ, Anta, Guetim, Paramos, Silvalde, Oleiros e Nogueira da Regedoura, processo que decorreu de uma consequência natural da dinâmica da vila e do seu desenvolvimento turístico e económico como unidade administrativa comum, sendo promovido à categoria de concelho de “segunda classe”.
Em 10 de outubro de 1926 Espinho contacta a Junta de ESMORIZ para aqui estabelecer a Secção de ESMORIZ dos Bombeiros Voluntários de Espinho.
Em 14 de abril de 1928 o Decreto-Lei n.º 15395 desanexou as freguesias de ESMORIZ, Oleiros e Nogueira da Regedoura, fixando os atuais limites do concelho.
Tão efémera que foram os dois anos de anexação de ESMORIZ a Espinho que logo inundou os Esmorizenses de tristeza. Um desânimo tão grande que a acabou por corroer a vida incipiente da Secção tanto que já em 1930 não dava sinais de vida.
A Secção acabou por renascer das cinzas tendo valido para isso a generosidade e bairrismo de algumas pessoas que começaram desde logo a pensar na fundação daquela que viria a ser a Corporação de Bombeiros de Esmoriz.
A data associada à fundação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz foi também envolvida em alguma incerteza histórica. Porém, na verdade, é a 26 de abril de 1931 que a Ata de Posse do Conselho Fiscal contém o registo da data da tomada de posse dos eleitos na Assembleia Geral e assim desta forma passou a ser considerada a oficial.
Após noventa voltas de Esmoriz em torno do sol eis-nos chegados a 2021.
A história desta Associação Humanitária corre em paralelo com a própria história da Cidade de Esmoriz e reflete o querer e a vontade da comunidade que ainda hoje servimos. Foram muitos aqueles que durante todos estes anos engrandeceram esta organização e nos deixaram todo um legado a nível do saber e do património.
Surgiram muitas dificuldades ao longo destes 90 anos que foram sendo ultrapassadas e superadas. Sete quartéis foram sendo inaugurados ao longo destes anos todos, sendo que na atualidade ainda é propriedade da associação o antigo Quartel das Quintãs, no terreno do Barreiro, sito no cruzamento da Rua dos Castanheiros com a EN109, inaugurado a 26 de maio de 1940 e o atual Quartel, situado na Avenida dos Correios em Esmoriz, este último inaugurado a 31 de outubro de 1993.
A registar ainda nos tempos mais recentes a construção do Complexo de Piscinas e Ginásio, inaugurado em 2008, e da Clínica, inaugurada a 1 de maio de 2011. No ano de 2019 foi inaugurada a obra de ampliação e melhoria do Edifício Sede/Quartel.
Acima de tudo, o mais importante a evidenciar em todos estes momentos de história são, sem dúvida nenhuma, todas as pessoas que por aqui passaram e que fizeram, desta casa, aquilo que é hoje, quer no contexto distrital quer no contexto nacional. Foram muitas as pessoas que ajudaram neste processo evolutivo: dirigentes, operacionais voluntários e profissionais, funcionários, pessoas e empresas beneméritas, associados e autarcas.
Temos uma história que nos enche de orgulho. Temos trabalhado afincadamente para a podermos partilhar com todos vós. Acreditamos que a interpretação do passado e da nossa história ajuda-nos a preparar o presente e a projetar o futuro.
A comunidade que servimos pode estar descansada pois sabem que podem contar sempre connosco.
Estamos todos de PARABÉNS pelo passado da associação, por aquilo que temos feito no presente e por tudo aquilo que pretendemos fazer no futuro”.
Nélson Gomes, Adjunto de Comando
“Hoje fazemos 90 anos de história. Uma história marcada por Homens e Mulheres que ultrapassaram todas as dificuldades encontradas, o que nos enche de orgulho.
Nos últimos meses vivemos momentos difíceis, com esta pandemia, que marcará para sempre esta associação e toda a população mundial.
Estamos a fazer tudo o que nos é possível para continuar a elevar a nossa associação e assim deixarmos orgulhosos os nossos antepassados.
Para todos os órgãos sociais, operacionais, fanfarra, nadadores salvadores e seus familiares, bem como a todas as pessoas que colaboraram, diariamente, com a nossa associação, desejo um feliz aniversário.
Pode demorar, pode ser difícil e pode-nos ferir, mas com o esforço de todos nós iremos ultrapassar, em breve, todas as adversidades.
COM MUITO ORGULHO EM TODOS VÓS”
Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar
“90 anos a salvar e a valorizar a Vida Humana.
Vida por Vida.
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esmoriz é constituída por Homens e Mulheres que ao longo dos últimos 90 anos têm contribuído para engrandecer e dignificar esta Instituição.
90 anos de serviço à comunidade, num trabalho de proximidade e de permanência que merece o nosso reconhecimento e respeito por todos.
Parabéns por tudo o que construíram.
E, acima de tudo, obrigado pela vossa pronta disponibilidade.
Ano após ano, fruto do esforço e vontade de muitos, temos assistido ao crescimento das infraestruturas da Associação e ao aumento dos meios de socorro.
Mas, a coragem, o espírito de missão e de solidariedade, firmeza, bravura e altruísmo de todos aqueles que vestem a farda mantêm-se inalterados.
Na linha da frente, 24 horas por dia, garantem a segurança das pessoas e a proteção dos seus bens.
Esmoriz agradece e nós também.
2020 ficará para sempre na memória de todos. Um ano atípico que veio realçar o papel da Proteção Civil, pondo à prova a capacidade de resposta das nossas Corporações de Bombeiros, que, desde a primeira hora, integraram o Gabinete de Crise do Município de Ovar, a par de outras Instituições.
Esmoriz marcou presença, 24 horas por dia, todos os dias, num trabalho de colaboração e cooperação sem precedentes.
Também aqui, e desta forma muito singela, fica o meu agradecimento a todos os Bombeiros presentes nesta luta contra a COVID-19.
Muito Obrigado.
Por tudo isto, enquanto aqui estivermos também podem sempre contar connosco.
24 horas por dia, todos os dias.
Viva a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esmoriz.
Parabéns a Todos, sem exceção!“
Comissão de Melhoramentos de Esmoriz
“Muitos parabéns aos nossos Bombeiros Voluntários de Esmoriz pelos seus 90 anos de existência. Foi a 26 de Abril de 1931 que começou a ser criada uma história bonita em que foi possível salvar várias vidas humanas através do socorro e do altruísmo dos nossos soldados da paz. Hoje, a corporação de Esmoriz é uma das maiores do país, é um exemplo para a sociedade que serve com dedicação. Estendemos, desde já, felicitações a todos que fazem parte dessa grande equipa. Um bem-haja pelo vosso serviço público”.
Padre Manuel Monteiro Mendes, Pároco de Esmoriz
“Soldados’ para o cuidado e bem de todos.
O papa Francisco, de forma ainda mais solene e veemente na Fratelli Tutti, convida-nos à ousadia e coragem de ‘sonharmos e construirmos juntos esta Casa Comum que todos habitamos’. E todos somos poucos para o conseguir. Por isso, como ele também escreve, ‘precisamos de nos constituirmos como um «nós» que nos leve cada vez mais a dar as mãos e a caminhar juntos para esse horizonte de fraternidade e amizade social’.
Aqui se enraíza e cresce a importância e pertinência de todas as associações solidárias, culturais, desportivas e outras que congregam esforços e generosidades com o objetivo de aproximar, apoiar e promover a paz e o bem de todos.
Neste leque de associações existentes na nossa terra, tem naturalmente e inquestionavelmente lugar de destaque a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz. Por tudo o que já fez no caminho longo da sua história, mais ainda mais por tudo o que sabemos que continuará a fazer.
Por isso, com toda a alegria e gratidão, seja como padre Mendes, seja como pároco de Esmoriz, associo-me à celebração dos seus 90 anos e vida, desejando que o caminho continue em crescendo de capacidade para o bem comum. Vivemos todos mais tranquilos porque sabemos que podemos contar com os ‘bombeiros’ nas situações mais difíceis e urgentes.
Que a alegria de servir e de ajudar seja sempre a melhor recompensa que anima e motiva em todas as circunstâncias.
Agradecido”.
Padre Manuel Dias da Silva, Pároco de Cortegaça
“Nesta data tão marcante para a Associação Humanitária dos nossos Bombeiros, apenas a dez anos de celebrar um século de existência, ao serviço e em prol da população, sempre em ações verdadeiramente altruístas e humanitárias, as minhas primeiras palavras só podem ser, de um grande agradecimento, a todos… aos do presente e também aos do futuro…, mas com uma ênfase especial a todos os bombeiros que já partiram, especialmente àqueles que perderam as suas vidas, levando até ao extremo as suas missões…pois, é juntando o arrojo, a persistência e a tenacidade, dos que contribuíram para a história desta Associação, aos que hoje, com dinamismo e muita resiliência garantem a sua continuidade, que é possível celebrar os 90 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz!
Queria aqui fazer duas analogias à grande essência do ser bombeiro: A primeira, comparando o simples, mas importantíssimo Bombeiro, àquele que também é em muitos locais considerado o Padroeiro dos Bombeiros, S. Floriano, um oficial do exército romano, do séc. lll, escolhido precisamente pela sua bela história de coragem, de serviço e de entrega em defesa de uma causa. Pensa-se que, S. Floriano terá sido o primeiro chefe, de uma corporação de bombeiros de que há registo. Contudo, Floriano terá sido condenado à morte, juntamente com os seus quarenta companheiros, por serem cristãos e não renunciarem a essa condição. Floriano acabou por ser considerado um mártir aos olhos da Igreja, tendo sido escolhido em muitos países para Padroeiro dos Bombeiros. No entanto Portugal e a nossa Corporação têm como padroeiro adotado, S. Marçal.
A segunda, para realçar o grande lema do bombeiro “Vida por Vida”… Aqui, o grande e maior exemplo é o próprio Jesus Cristo, que deu a sua vida, não por uma vida, mas por todas as nossas vidas. “Que maior prova de amor, se pode dar ao outro, do que dar a sua própria vida”… Isso foi o que fez Jesus Cristo para nos salvar a todos, numa universalidade altruísta, sem conta nem medida… Muitos bombeiros têm levado a este extremo o seu amor ao próximo, capazes de perder a sua própria vida, para salvar a do outro…
Que S. Marçal, Padroeiro dos Bombeiros de Esmoriz, interceda por todos vós, e vos proteja de todos os perigos, nas vossas missões ao serviço das populações!
A todos os Bombeiros e em Particular à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, que são uma referência nacional, um grande Bem-haja!
Muitos Parabéns e obrigado pelos 90 anos de serviço e dedicação a todos nós!
O Presidente da Junta de Freguesia de Cortegaça – Sérgio Vicente
“Por ocasião do 90ª aniversário da Associação humanitária, dos bombeiros voluntários de Esmoriz, fui convidado a escrever uma pequena mensagem alusiva à efeméride. O que em representação de todo o povo de Cortegaça o faço.
E faço-o com a mais firme convicção de que todos os Cortegacenses se juntarão a mim neste pensamento que vos procuro transmitir.
Seria fácil, enumerar todas as heroicas ações que protagonizam a toda a hora.
Seria fácil, descrever a importância que tem o vosso contributo para uma sociedade mais segura.
Seria fácil, revelar o quanto é fundamental a vossa existência para o bem-estar das populações.
Difícil será encontrar um só substantivo, que vos defina, como coletivo e como indivíduos.
Mas encontrei: “altruísmo”.
Ausência de egoísmo; abnegação. Atitude que visa o bem-estar do próximo, não tendo em consideração interesses particulares. Dedicação desinteressada; ato de amar ao próximo sem esperar nada em troca. Dedicação demonstrada de maneira desinteressada;
Senão vejamos:
Bombeiro é ser um missionário a serviço do próximo, mesmo que este seja desconhecido e desprovido de bens materiais, fama, beleza, etc. Ser Bombeiro é ter nas mãos a missão de ajudar e para isso não é necessário credencial, certificado ou título.
A toda a direção, a toda a mesa da assembleia geral ao corpo de comando, corpo ativo, a todos os bombeiros e bombeiras, em nome da junta de freguesia de Cortegaça, endereço os meus parabéns.
Longa existência à associação humanitária dos bombeiros voluntários de Esmoriz.
Longa Vida aos Bombeiros e Bombeiras de Esmoriz
Longa vida aos Bombeiros e Bombeiras de Portugal”
O Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz – António Bebiano
“Na passagem deste 90º aniversário, gostaria, em nome da Cidade de Esmoriz, de recordar todos aqueles que ajudaram a erguer e dar esta, já longa e insubstituível, vida aos BVE. Os seus fundadores, os seus sócios, doadores e, claro, a todos aqueles que ao toque da sirene estavam, e estão, prontos para acorrer às urgências. Prontidão não só para com a nossa comunidade, mas também para com outras comunidades vizinhas, ou menos vizinhas, numa demonstração de profissionalismo, mas, acima de tudo, humanidade e preocupação para com o outro, tantas vezes estranho, tantas vezes desconhecido. A ajuda pela ajuda.
É nessa assunção da dor e da prontidão na urgência do outro, que devemos reconhecer o exemplo absoluto dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.
Um exemplo de 90 anos, que é a prova de que os grandes valores da Humanidade são intemporais, imprescindíveis e preserváveis.
Longa Vida aos Bombeiros!
Longa Vida aos Bombeiros Voluntários de Esmoriz!“
O Presidente da Junta de Freguesia de Maceda – Miguel Silva
É com muito gosto, orgulho e profundo sentir que me associo ao 90 aniversário dos BVE.
Enaltecer 90 anos de espírito de missão, disponibilidade, voluntariado é reconhecer o humanismo, o altruísmo abnegado, a capacidade de sacrifício em prol da nossa comunidade.
Agradecer a vossa missão, é reconhecer 90 anos a assistir na doença e maleitas, acidentes pessoais e rodoviários, nas catástrofes ambientais como cheias e incêndios. É agradecer o socorro, é enaltecer o trabalho. É agradecer a vossa prontidão e competência na resposta.
Enaltecer o vosso humanismo, é explicar o vosso papel nesta pandemia maldita, onde a vossa prontidão e preparação esteve de braço dado nas respostas que tiveram de existir no âmbito da proteção civil.
A todo o corpo de bombeiros, ativo e voluntário, a toda a direção que trabalha de forma abnegada para garantir as melhores resposta, os meus parabéns.
Maceda, agradece. Maceda, enaltece.
Obrigado por estarem do nosso lado ao longo destes 90 anos. Somos e estamos orgulhosos dos nossos Bombeiros Voluntários.
Em nome de todos os Macedenses, o meu reconhecimento e o meu muito obrigado pelo vosso excelente trabalho“.
Nota – O artigo será actualizado conforme se conheçam mais reacções e comunicados de personalidades do concelho.
Crédito da Imagem: Grupo de Comunicação e Imagem dos BVE