Câmara Municipal de Ovar lançou 23ª edição da Revista Dunas com Florbela Espanca em destaque

12 de Dezembro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

Iniciativa marcou o início das comemorações do centenário da passagem da escritora por Esmoriz

O Município de Ovar lançou a 23ª edição da Revista Dunas – Temas & Perspetivas. Do programa destaque, ainda, para a apresentação do artigo “Florbela Espanca e Esmoriz”, publicado neste número. A iniciativa decorreu no Museu Júlio Dinis, a 8 de dezembro, dia em que se assinalou o aniversário do nascimento e da morte da poetisa e que marca o início das comemorações do Centenário da Passagem de Florbela Espanca por Esmoriz. Promovidas pela autarquia, as comemorações irão prolongar-se pelos próximos dois anos, período correspondente ao tempo que a autora viveu no concelho.

Com artigos científicos, académicos ou de referência, de historiadores, investigadores e arqueólogos, está disponível mais uma edição da Revista Dunas, uma publicação anual sobre a cultura e património da região de Ovar, editada pelo Município de Ovar e que é já um marco para a preservação e valorização do território.  Mais uma vez “Dunas” cumpre o objetivo de re(construir) memórias do território, exortando a memória coletiva e valorizando a autenticidade do concelho. “Reúne um conjunto de factos relevantes da nossa história e do nosso vasto património arquitetónico e religioso, a que se soma a hospitalidade do nosso Povo, prestando um valioso contributo a todos os que procuram Saber e Sentir Ovar”, afirmou Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, que defende que, ao longo das últimas edições, a revista tem garantido “a reconstituição da temporalidade de movimentos e passagens históricas dignas de registo, numa linguagem acessível a todos, sendo por isso um verdadeiro património documental”.

Os temas tocados nesta edição passam por escritores que se deixaram inspirar por Ovar, ao recrutamento militar, às características embarcações “Vougas de Ovar”, ao património religioso, à Vila de Ovar no século XIX e à luta pela construção da linha férrea de S. Vicente Pereira ao Furadouro. Assinado por Pedro Henriques, historiador e diretor do jornal “A Voz de Esmoriz”, “Florbela Espanca e Esmoriz” é o primeiro dos nove temas da revista, o qual será apresentado pelo autor, aquando do lançamento. Este número conta, ainda, com os seguintes artigos: “Whitestone, Brains & Morlays, Ltd.: O Cap. XXXII de Uma Família Inglesa, de Júlio Dinis (1839-1871)”, de Miguel Alarcão; “Artur deu ainda um olhar aos rails que iam assim, continuamente, paralelos e luzidios, até Lisboa”, de Maria Almira Soares; “Fugir às sortes como o diabo da cruz”, de Hélder J. de Pinho Almeida; “Conjunto Oliveira Muge – a afirmação, o ocaso e o regresso”, de Rafael Gomes Amorim; “Tombo dos foros dos portados e terrados da Villa de Ovar pertencente a S. A. R. O Seren.mo Snr. Inf.e D. Pedro”, de Fernando Frazão Gonçalves; “Os Vougas de Ovar”, de Hélder João Ventura, “O caminho do progresso. No encalço da chegada de Júlio Dinis a Ovar”, de Leandro Correia e “Do patrono de S. Cristóvão às devoções da comunidade: a paisagem religiosa de Ovar”, de Ricardo Rodrigues.

A Revista Dunas estará disponível nas livrarias municipais, nomeadamente: Biblioteca Municipal, Museu Júlio Dinis, Posto de Turismo, Escola de Artes e Ofícios e Museu Escolar Oliveira Lopes. Tal como as anteriores tem o custo simbólico de 4€, valor que se se mantém inalterado desde o lançamento da primeira edição, em 2001.