Câmara Municipal de Ovar proporcionou dia especial a milhares de crianças no Dia Mundial da Criança

3 de Junho, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

Iniciativa do Município de Ovar acolheu mais de duas mil crianças no Parque Urbano de Ovar

Brincar foi a palavra de ordem do Município de Ovar que comemorou o Dia Mundial da Criança. A autarquia promoveu um dia diferente no Parque Urbano de Ovar, com jogos e atividades lúdicas. Em destaque estiveram também os direitos das crianças, nesta que é uma iniciativa enquadrada na candidatura do Município de Ovar a Cidade Amiga das Crianças.

“Brincar é um direito fundamental de todas as crianças e foi este o princípio desta iniciativa que convidou as famílias a usufruírem de tempo de qualidade com as suas crianças, integrando várias atividades lúdicas e pedagógicas”, sublinha Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, que faz um balanço muito positivo da ação. “Conseguimos executar um programa ambicioso, em articulação com diferentes entidades do concelho, em particular a PSP, que estimulou momentos de aprendizagem informais e conseguiu aproximar as crianças dos projetos e dinâmicas do concelho”.

Paralelamente, como acrescenta o autarca, esta iniciativa quis demonstrar o quanto as crianças são importantes para o futuro do concelho. “As políticas municipais devem pensar o futuro e é fundamental estimular a cidadania e o espírito cívico das crianças para que, amanhã, possam exercer o importante papel de cidadãos comprometidos com o concelho”, resume.

Insufláveis, pinturas faciais, moldagem de balões e laboratórios criativos, foi um dia em cheio para todos, numa ação em que as crianças foram convidadas o conhecer o Cantinho dos Direitos da CPCJ e a ingressar na atividade “Correio da Criança”, dinamizada no âmbito da candidatura do Município de Ovar a Cidade Amiga das Crianças. Os participantes puderam ainda conhecer projetos e profissões que todos os dias trabalham em prol de um concelho mais seguro e com mais qualidade de vida para todos.

Esta ação contou com a participação da PSP, GNR, dos Bombeiros Voluntários de Ovar, Força Aérea, Equipa Local de Saúde Escolar e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).