Câmara Municipal de Ovar reuniu com Ministro da Saúde

10 de Abril, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

A Câmara Municipal de Ovar, representada pelo seu Presidente Salvador Malheiro e pelos vereadores Alcides Alves e Júlia Oliveira, reuniu hoje, no Porto, com o Ministro da Saúde Dr. Manuel Pizarro no âmbito da reorganização do sector da saúde no Município de Ovar.

Confirmando as tomadas de posição, por unanimidade, da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal de Ovar, o Presidente da Câmara e os Vereadores presentes reiteraram a necessidade do reforço das estruturas de saúde locais (Cuidados de Saúde Primários e Hospital Francisco Zagalo) e a inequívoca referenciação hospitalar dos munícipes de Ovar para Norte.

Acolhendo as razões apresentadas pelo Município, o Senhor Ministro da Saúde garantiu à Câmara Municipal de Ovar que, independentemente do modelo de reorganização que vier a ser definido pela Direção Executiva do SNS, a referenciação hospitalar da população de Ovar se fará para Norte. Mais garantiu que previamente à decisão final, a Câmara Municipal de Ovar será auscultada.

Nesta reunião foi ainda abordada a questão da descentralização de competências na área da Saúde, processo que se encontra em curso no Município de Ovar, cujo assunção definitiva por parte da Câmara também está dependente da satisfação da referenciação hospitalar para Norte.