Campanha “Estou bem” retrata pessoas que sofrem em silêncio e apela a maior compreensão

9 de Maio, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

A MYOS, a associação nacional contra a fibromialgia e a encefalomielite miálgica/ síndrome da fadiga crónica (EM/SFC), vai lançar a campanha “Estou bem” com o objetivo de aumentar a consciencialização da população para o estigma associado a viver com estas doenças consideradas invisíveis, mas cujo sofrimento é real.  A iniciativa assinala o Dia Mundial da encefalomielite miálgica/ síndrome da fadiga crónica (EM/SFC) e da fibromialgia, 12 de maio, e as duas décadas de existência da Associação.

“Após 20 anos de existência continuamos a ser desafiados diariamente com o estigma associado à fibromialgia e à encefalomielite miálgica/ síndrome da fadiga crónica (EM/SFC) e, por isso, precisamos de continuar a desenvolver medidas que previnam o isolamento e que fomentem a educação dos doentes, familiares, profissionais de saúde e população”, afirma Ricardo Jorge Fonseca, Presidente da MYOS.

A campanha “Estou bem” pretende comunicar a invisibilidade da fibromialgia e da encefalomielite miálgica/ síndrome da fadiga crónica (EM/SFC), enquanto alerta a população de que apesar de uma pessoa “parecer bem” pode estar a vivenciar um conjunto de sintomas geralmente mal compreendidos.

Uma pessoa com fibromialgia sente dor generalizada e difusa, fadiga, rigidez, dificuldade em dormir, formigueiros, dormência, dores de cabeça, confusão mental, dificuldade em concentrar-se, falta de memória, ansiedade e hipersensibilidade, entre outros sintomas. Para mais informações sobre fibromialgia consulte: https://myos.pt/noticias/2023-05-05-myos-lanca-campanha-de-sensibilizacao-para-a-fibromialgia/

Uma pessoa com encefalomielite miálgica/ síndrome da fadiga crónica tem como principais sintomas o mal-estar após realizar esforços mínimos, fadiga profunda, intolerância ortostática, sono não reparador, dores de cabeça, confusão mental, dificuldade em concentrar-se, falta de memória, dor e hipersensibilidade, entre outros sintomas. Para mais informações sobre encefalomielite miálgica/síndrome de fadiga crónica consulte: https://myos.pt/noticias/myos-lanca-campanha-de-sensibilizacao-para-a-em-sfc/

Com a campanha “Estou bem”, a MYOS incentiva toda a população a “juntar-se nesta luta pelas vidas” de todos os que sofrem em silêncio.

Para mais informações sobre a campanha “Estou bem” e sobre a MYOS consulte: https://myos.pt/


#CampanhaEstouBem

Sobre a MYOS

A MYOS é a associação nacional contra a fibromialgia e encefalomielite miálgica/síndrome de fadiga crónica. Reconhecida em 2012 como uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de utilidade pública com fins de saúde, a MYOS atua a nível nacional, garantindo a defesa dos doentes e o esclarecimento de familiares, profissionais de saúde e da população em geral.