Campeonato de Portugal com imprevisibilidade até ao fim

7 de Fevereiro, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

O Campeonato de Portugal da temporada de 2020/2021 encontra-se dividido por oito séries. Apenas os vencedores de série se qualificarão para o playoff que determinará o vencedor da competição e a segunda equipa finalista que também ascende à Liga Portugal 2 (actual Segunda Liga). Por seu turno, as equipas que ficarem entre a segunda e quinta posições das suas séries disputarão uma fase de acesso à Terceira Liga, prova que será criada na próxima época. Os últimos quatro classificados de cada série descem às divisões distritais.

Na Série A, o Sporting Clube de Braga B tenciona regressar à Segunda Liga, e está invencível, somando 12 vitórias e 1 empate, e liderando assim com 37 pontos, apesar de alguma concorrência do Merelinense. Na equipa B do Braga, orientada por Vasco Faísca, despontam atletas como o avançado sul-africano Kobamelo Kodisang (apontou 7 golos em 12 partidas) e o central promissor Bruno Fernandes (que até já foi chamado à equipa principal).

Na Série B, tem sido visível uma competitividade mais intensa. No pelotão da frente, seguem Pevidém SC, o Felgueiras e o Fafe. Também o Rio Ave B espreita a possibilidade de se aproximar na luta pela vitória na série. O desfecho é aqui bastante imprevisível.

Na Série C, dois conhecidos do futebol português, Leça (24 pontos, com 1 jogo a menos) e Gondomar (21 pontos), lutam taco-a-taco pelo sonho da qualificação para o playoff de elite. O avançado costa-marfinhense Isaac Cissé é o artilheiro da equipa de Matosinhos, contabilizando 7 golos em 12 jogos, mas o Gondomar promete ainda oferecer réplica até ao fim.

A Rádio Voz de Esmoriz tem acompanhado de perto a realidade da Série D, dado que transmite os jogos do Sporting Clube de Espinho. A equipa actualmente orientada por Bruno China terá um desafio árduo com o intuito de assegurar a manutenção. Neste momento, a equipa tigre está na 10ª posição (em 12 possíveis) com 10 pontos somados mas está a 4 pontos do 8º classificado, último posto que viabiliza a permanência. A Série é liderada pelo Anadia com 29 pontos, mas Canelas 2010 e Lourosa estão também na perseguição, contabilizando 28 e 26 pontos respectivamente.

A Série E é liderada de forma isolada pelo histórico União de Leiria que conta já com um avanço bastante considerável (10 pontos sobre o segundo). A equipa conta com alguns nomes bem conhecidos e experientes: o veterano guardião Hélton (42 anos, ex-FCP e que regressou a casa porque esteve durante alguns anos no Leiria), Diego Galo (defesa, ex-Arouca), Babanco (médio ex-Estoril), Kuca (extremo ex-Rio Ave e ex-Boavista), entre outros.

Na Série F, Torreense e Alverca prometem um duelo competitivo. Para já, a equipa de Torres Vedras tem dois pontos de avanço. Ambas as equipas já contaram com participações históricas na 1ª Divisão.

A Série G, também conta claramente com dois fortes candidatos que têm esmagado a concorrência. Clube Futebol Estrela (herdeiro do legado do histórico Estrela da Amadora) lidera com 36 pontos (mais um jogo) diante da concorrência do Sporting B (31 pontos). O Clube Futebol Estrela é dirigido por André Geraldes, antigo director desportivo do Sporting Clube de Portugal. No seu conjunto, existem alguns talentos a ter em conta: Yuran Fernandes (central imponente), Sérgio Conceição (lateral direito, filho do actual técnico do Futebol Clube do Porto) Chapi Romano (médio criativo argentino) e Luís Mota (extremo desequilibrador). Caso vença a série, poderá ser juntamente com o Braga B e o União de Leiria, um dos principais candidatos à promoção.

Finalmente, na Série H, encontramos também uma equipa com fortes argumentos – o Vitória de Setúbal, despromovido administrativamente para o Campeonato de Portugal nesta temporada. Mas a equipa sadina está a reagir com qualidade, liderando com 38 pontos e com uma margem bastante considerável sobre o segundo classificado. Apesar de uma clara aposta na juventude, a equipa manteve alguns veteranos da época transacta: Nuno Pinto (central de 34 anos), Mano (lateral de 33 anos), José Semedo (médio de 36 anos) e Frederic Mendy (avançado de 32 anos).

Numa luta cada vez mais inglória pela despromoção, estão equipas como o Bragança, Vimioso, Mondinense, Lusitano de Vildemoinhos, Vila Cortez, Amigos Paz, Oriental, Moura, etc.

A Rádio Voz de Esmoriz tem seguido igualmente com alguma atenção esta prova, não só relatando os jogos do SC Espinho, como ainda faz um balanço geral das restantes séries. A equipa de locução composta por José Carlos Macedo, João Cruz e Eduardo Carvalho continua atenta ao que passa nos mais diversos campos.

Outros jogos podem ser igualmente acompanhados no Canal 11 da Federação Portuguesa de Futebol.

Créditos de Imagem: Clube Futebol Estrela (página nas redes sociais)

Nota: Ainda não estão incluídos, nesta análise, os resultados deste domingo.