Campeonato SABSEG também tem palco para os artilheiros
25 de Janeiro, 2021Enquanto as competições da Associação de Futebol de Aveiro não retomam, é altura de relembrarmos as individualidades técnicas que mais despontaram na primeira volta da Fase Regular do Campeonato SABSEG, então dividido em duas séries: Norte e Sul.
Na Série Norte, Mário Costa, avançado do GD Alvarenga, é a grande estrela da prova, liderando isoladamente a tabela dos melhores marcadores com 8 golos apontados em 8 partidas. O goleador tem uma história que confirma a qualidade da sua finalização. Antes de ingressar naquela equipa do concelho de Arouca, Mário chegou a evidenciar-se como “homem-golo” do Beira Mar nas temporadas de 2016/2017 e 2018/2019, onde apontou 22 e 25 golos respectivamente. Com um remate forte e colocado, mesmo a longas distâncias, Mário Costa ainda assistiu alguns colegas para o golo. Um avançado imponente e completo a todos os níveis.
Depois de Mário, segue-se um pelotão de jogadores na lista de segundos melhores marcadores, todos eles com 4 golos apontados. Sãos os casos de Batistuta (Fiães SC), Nuno Soares (Atlético Clube Cucujães), Tiago Oliveira (Atlético Clube Cucujães) e Edu Ferreira (Sporting Clube de Esmoriz). Jogadores que demonstraram brio e argumentos, pese alguma irregularidade exibicional. Mas podem brilhar ainda mais na segunda volta.
Na Série Sul, Fábio Novo (AD Ovarense) e Alexandre Leira (Oliveira do Bairro) são os melhores marcadores com 6 golos apontados. Com 23 anos de idade, Fábio está a realizar, para já, a melhor temporada da sua carreira pela equipa vareira e o mesmo se pode dizer de Alexandre que é médio e que se está afirmar como titular na equipa de Oliveira de Bairro, depois de uma passagem menos fulgurante pelo Alba SC.
Segue-se depois o avançado do Bustelo SC, Ricardo Tavares, que conta com 5 golos na Série Sul e cuja tradição goleadora já vem de trás (por exemplo, na temporada de 2018/2019, chegou a apontar 15 golos ao serviço do Bustelo).
De facto, não tem existido uma crise de golos nas provas e a competitividade tem sido a “máxima” do Campeonato SABSGEG. Pode haver falta de público, mas as redes continuam a balançar…
Imagem: A equipa do GD Alvarenga tem um dos melhores ataques do Campeonato. Créditos: GD Alvarenga (Página Facebook).