
Candidato a Presidente do Equador assassinado
12 de Agosto, 2023O candidato a Presidente do Equador Fernando Villavicencio, com 59 anos de idade, foi assassinado na quarta-feira, baleado ao sair de um comício de campanha numa área central da capital, Quito. Apesar de estar a ser escoltado por seguranças e de se encontrar rodeado de apoiantes, foi baleado fatalmente por três vezes na cabeça quando estava a entrar no carro. O atirador acabou por ser abatido na sequência da troca de disparos com os seguranças.
Antigo jornalista de profissão e recentemente candidato presidencial, Fernando Villavicencio era uma das vozes mais críticas da corrupção, da extorsão e do narcotráfico que, no seu entender, ameaçam a democracia do país. Era uma das vozes mais activas contra o crime organizado.
Presumivelmente, o cartel Los Lobos reivindicou a autoria do atentado, de acordo com um vídeo difundido, mas a polícia ainda está a averiguar a credibilidade da gravação.
Apesar da sua postura incisiva, Fernando Villavicencio teria apenas cerca de 7,5% das intenções de voto, segundo as sondagens conhecidas.
O actual presidente equatoriano Guillermo Lasso recusa adiar as eleições devido a este episódio dramático, mas decretou Estado de Emergência por 60 dias (para garantir destacamentos militares distribuídos pelo país para assegurar a ordem e a segurança dos eleitores) e prometeu que os responsáveis pelo crime não sairão impunes.
Créditos da Foto: Karen Toro/Reuters