Candidatos a Deputados do PS/Aveiro defendem Mais Ação pela dignidade dos trabalhadores (comunicado)

23 de Fevereiro, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

Os candidatos a Deputados do Partido Socialista, pelo círculo eleitoral de Aveiro, prosseguem os contactos com as entidades com relevante atuação e representatividade no distrito. Desta feita, reuniram com a direção da UGT/Aveiro, liderada por Eduardo Conde.

Esta foi uma oportunidade de discutir o caminho que tem sido percorrido pelo Governo do Partido Socialista e a importância da concertação social, como parte de cooperação e de compromisso no alcance de melhorias para os trabalhadores.

Naquele encontro, entre outros assuntos, foi relevado o aumento generalizado das remunerações ao longo dos últimos anos, nos setores público e privado, tendo sido firmados acordos de médio prazo de rendimentos e produtividade com diversas áreas de atividade, para além de outros que viram os respetivos processos negociais interrompidos pela dissolução da Assembleia da República e que o Partido Socialista quer retomar, se lhe for dada a responsabilidade de continuar a governar.

Foi consensual que, nos últimos anos, conquistas extraordinárias e investimentos virtuosos têm sido feitos, impactando diretamente na vida dos trabalhadores, como o aumento de remunerações, valorização de carreiras, a alteração à lei da contratação, reformas positivas na administração pública, o aumento do salário médio (37%) e o aumento constante do salário mínimo nacional (64%)., sendo a Agenda do Trabalho Digno um desígnio que mobiliza os diversos agentes para o crescente respeito pelos direitos dos trabalhadores.

Os candidatos socialistas assinalam que o Programa Eleitoral do PS é o único que apresenta a adoção de políticas que prosseguem este caminho e que, nomeadamente, contribuam para a sindicalização no respeito e reconhecimento do papel dos sindicatos.

Comunicado do Partido Socialista – Federação de Aveiro