Canoagem dá a terceira medalha a Portugal

3 de Agosto, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

Fernando Pimenta conquistou na madrugada desta terça-feira a medalha de bronze na competição de canoagem K1 1000 metros, nos Jogos Olímpicos de Tóquio (2020). O atleta do Sport Lisboa e Benfica já tinha conquistado uma medalha de prata, ao lado de Emanuel Silva, nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, sendo agora um dos cinco atletas portugueses com a proeza de terem alcançado mais do que uma medalha olímpica em edições distintas.

Fernando Pimenta ficou assim em terceiro lugar na prova individual de canoagem, a qual seria controlada por canoístas húngaros. Efectivamente, Bálint Kopasz realizou uma prova formidável e bateu o recorde olímpico, enquanto o segundo classificado, também magiar, Adam Varga ficou com o segundo lugar, com uma vantagem muito reduzida em relação a Fernando Pimenta que esteve muito perto de conquistar a prata.

Em declarações à RTP, Fernando Pimenta afirmou: “acima de tudo sinto-me feliz, os dois húngaros foram mais fortes e mais rápidos. Dei o meu melhor, que é o mais importante. Fiz um ciclo olímpico em que tive em mais medalhas, fui o mais regular. A minha carreira ainda agora começou”. O atleta sonha agora com o ouro olímpico em Paris 2024.

Com três medalhas conquistadas em Tóquio, Portugal já igualou o melhor registo em Jogos Olímpicos, reeditando as três subidas ao pódio de Los Angeles (1984) e Atenas (2004). Jorge Fonseca (bronze, judo), Patrícia Mamona (prata, salto triplo) e Fernando Pimenta (bronze, canoagem) são os responsáveis pelo sucesso na actual edição.

Créditos da Imagem: Philip Fong/AFP