Cantar os Reis voltam ao Centro de Arte de Ovar em 2022

30 de Outubro, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

O “Cantar os Reis”, Património Cultural Imaterial de Portugal desde novembro de 2020, vai voltar ao palco do Centro de Arte de Ovar em 2022. Este regresso surge após reunião entre a Câmara Municipal de Ovar e as 15 Troupes de Reis do concelho, ponderadas as questões de preparação, organização e segurança de um evento que representa uma das maiores tradições do concelho.

Assim e considerando que os eventos culturais em auditório estão permitidos e com lotação a 100%, devendo manter-se as regras de higienização de mãos e de uso de máscara, a decisão foi de avançar para a realização do Encontro de Troupes de Reis do Concelho de Ovar, no Centro de Arte. Estando ainda a ser estudadas e avaliadas outras possibilidades.

Recorde-se que, em 2021, atendendo à crise pandémica, as Troupes não saíram à rua nem se reuniram no Centro de Arte de Ovar, tendo a Câmara Municipal de Ovar assinalado a tradição e celebrado a inscrição na matriz do Património Cultural Imaterial de Portugal através da associação aos 150 anos do nascimento de António Dias Simões, no espetáculo multidisciplinar “Troupe de Reis António Dias Simões” de 08 de janeiro de 2021 e cuja reposição decorrerá esta sexta-feira, pelas 21h30, no Centro de Arte de Ovar. Sendo de sublinhar ainda que será efetuado o registo áudio para posterior edição discográfica.

Alexandre Rosas, Vereador da Cultura, recorda que “o “Cantar os Reis” é uma tradição secular, diferenciadora e que envolve afetivamente os ovarenses, que estavam ansiosos para voltar a entoar as melodias reiseiras, mantendo viva uma tradição com mais de 100 anos”.