Capela das Alminhas do Pinto recebeu nova pintura
1 de Setembro, 2024A história da Capela das Alminhas do Pinto remonta ao século XVII, tendo recebido romarias de vários crentes que ali pediam a intercessão divina pelas almas dos seus familiares ou faziam promessas. São conhecidas as histórias de muitos pescadores que ali se dirigiam a fim de agradecer a sua sobrevivência e os resultados obtidos no alto mar ou até pediam protecção no caso de se prepararem para campanhas difíceis.
Atendendo que, no final, do século XX, o templo estava em sério estado de degradação, teve que se recolher donativos que permitissem a reedificação de um novo templo. Em 2002, a nova capela foi consubstanciada e inaugurada.
Em 2014, foi necessário pintar de novo a capelinha que é propriedade da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, com novo procedimento a verificar-se em 2022.
Desta feita, voltamos, neste mês de Agosto de 2024, a tratar da limpeza exterior do templo (que já acumulava verdete) e foi proporcionada mais uma acção de pintura para que a capela voltasse a ficar com um aspecto apelativo.
É de enaltecer o trabalho da INELSA, e em particular, do seu Aurélio Gomes que ofereceu, de forma gratuita e voluntária, este serviço.